Dissemos há dias que a água sólida (gelo) é menos densa que a água líquida e que portanto uma pedra de gelo num copo de água vem sempre ao de cima.
Em termos da natureza isto tem os seus prós e os seus contras. Por um lado, o facto do gelo ser menos denso do que a água significa que nas zonas geladas do nosso planeta, o mar, os rios e os lagos congelam à superfície mas mantêm-se líquidos nas camadas logo abaixo, permitindo assim a existência de vida – flora e fauna.
Para continuar a leitura click no link abaixo.
Uma Química Irresistível: Os prós e os contras da menor densidade do gelo:
Todos os créditos da matéria ao blog:
http://umaquimicairresistivel.blogspot.com/2011/07/os-pros-e-os-contras-da-menor-densidade.html
Acesso em 11/07/2011.
Discutindo o tema...
Densidade (d):
Densidade absoluta ou massa específica de uma substância é a massa da unidade de volume dessa substância. Essa grandeza pode ser medida em g/cm3. Sendo este resultado obtido da divisão da massa da amostra a ser verificada, em gramas, dividido pelo volume dessa amostra em cm3.
Fórmula:
Exercícios:
1) Calcule o volume de um cubo de aresta 5 cm ?
2) Um parafuso de ferro foi colocado em uma proveta que contém inicialmente 20 ml de água. O volume da água subiu para 27,4 cm3. Qual o volume do parafuso?
3) Um tijolo com todas as fases lisas apresenta as seguintes dimensões:
4) A densidade do ar nas condições ambientes é de 1,3 g por litro de ar. Qual a massa de 0,6 m3 de ar?
5) A densidade do cobre puro é de 8,92 g/cm3. Um cubo de cobre metálico com aresta de 2 cm tem massa de 68,34 g . Pergunta-se, esse cubo é de cobre puro?
Comentários
Postar um comentário