segunda-feira, 11 de julho de 2011

Confira quais foram as 13 maiores descobertas da Química, de acordo com a Discovery Channel

1. Oxigênio (1770)
Joseph Priestley descobre o oxigênio, mais tarde, Antoine Lavoisier esclarece a natureza dos elementos. Priestley produz oxigênio em experimentos e descreve o seu papel em combustão e da respiração. Então, dissolvendo ar fixo na água, ele inventa água gaseificada. Priestley, ignorando a importância de sua descoberta, chama o novo gás "ar deflogisticado". Lavoisier dá oxigênio seu nome e descreve corretamente o seu papel na combustão. Lavoisier, em seguida, trabalha com outros para elaborar uma nomenclatura química, que serve como base do sistema moderno.

2. Teoria atômica (1808)
John Dalton fornece uma maneira de ligar os átomos invisíveis para quantidades mensuráveis, como o volume de um gás ou massa de um mineral. Sua teoria afirma que os elementos atômicos consistem em partículas minúsculas chamadas átomos. Assim, um elemento puro consiste de átomos idênticos, todos com a mesma massa, e compostos consistem de átomos de diferentes elementos combinados.

3. Combine átomos em moléculas (1811 em diante)
químico italiano Amedeo Avogadro acha que os átomos em elementos se combinam para formar moléculas. Avogadro propõe que volumes iguais de gases em igualdade de condições de temperatura e pressão contêm números iguais de moléculas.

4. Síntese de uréia (1828)
Friedrich Woehler acidentalmente sintetiza uréia a partir de materiais inorgânicos, provando que as substâncias feitas por seres vivos pode ser reproduzido com substâncias não vivas. Até 1828, acreditava-se que as substâncias orgânicas só poderia formar com a ajuda da "força vital" presente em animais e plantas.

5. Estrutura química (1850)
Friedrich Kekulé figuras a estrutura química do benzeno, trazendo o estudo da estrutura molecular para a vanguarda da química. Ele escreve que depois de anos estudando a natureza de ligações carbono-carbono, ele veio com a forma do anel da molécula de benzeno após sonhar com uma cobra aproveitando a própria cauda. A estrutura incomum resolve o problema de como os átomos de carbono podem ligar com até quatro outros átomos, ao mesmo tempo.

6. Tabela Periódica dos Elementos (1860 - 1870)
Dmitry Mendeleyev percebe que se todos os 63 elementos conhecidos estão dispostos em ordem crescente de peso atômico, suas propriedades são repetidos de acordo com determinados ciclos periódicos. Ele formula a tabela periódica dos elementos e prevê a existência de elementos que ainda não foram descobertos. Três desses elementos são encontrados durante a sua vida: de gálio, escândio e germânio.

7. Transforma energia elétrica Chemicals (1807 - 1810)
Humphry Davy acha que a eletricidade transforma produtos químicos. Ele usa uma pilha elétrica (uma bateria precoce) para separar sais em um processo hoje conhecido como eletrólise. Com muitas baterias ele é capaz de separar o potássio eo sódio em cálcio, estrôncio, bário e magnésio.

8. O Elétron (1897)
JJ Thomson descobre que as partículas carregadas negativamente emitida por tubos de raios catódicos são menores do que átomos e parte de todos os átomos. Ele chama essas partículas, agora conhecido como elétrons, "corpúsculos".

9. Elétrons para Obrigações de Química (1913 em diante)
Niels Bohr publica o seu modelo de estrutura atômica em que os elétrons viajam em órbitas específicas ao redor do núcleo, e as propriedades químicas de um elemento são em grande parte determinado pelo número de elétrons em órbitas seus átomos 'exterior. Isto abre caminho para uma compreensão de como os elétrons estão envolvidos na ligação química.

10. Átomos têm assinaturas da Luz (1850)
Gustav Kirchhoff e Robert Bunsen achar que cada elemento absorve ou emite luz em comprimentos de onda específicos, produzindo espectros específicos.

11. Radioatividade (1890 - 1900)
e Marie Pierre Curie descobrir e isolar materiais radioativos. Depois quimicamente extrair o urânio do minério de urânio, Marie observa o material residual é mais "ativa" do que o urânio puro. Ela conclui que o minério contém, além de urânio, elementos novos que também são radioativos. Isso leva à descoberta do polônio e rádio elementos.

12. Plásticos (1869 e 1900)
John Wesley Hyatt formula de plástico de celulóide para o uso como um substituto para o marfim na fabricação de bolas de bilhar. Celulóide é o plástico importante primeiro sintética e é usado como um substituto para substâncias caros, como marfim, âmbar, chifre e casco de tartaruga. Mais tarde, Leo Baekeland inventa plásticos endurecidos, especificamente baquelite, um substituto sintético para a goma-laca usada no isolamento eletrônico.

13. Fulerenos (1985)
Robert Curl, Harold Kroto e Smalley Rick descobrir uma nova classe de compostos de carbono com uma estrutura tipo gaiola. Isto leva à descoberta de estruturas semelhantes tube-like de carbono. Coletivamente, os compostos veio a ser chamado buckminsterfullerenes, ou fulerenos. As moléculas são compostas inteiramente de carbono e assumir a forma de uma esfera oca, elipsóide, tubo ou um anel. Nomeado para Richard Buckminster Fuller, o arquiteto que criou o domo geodésico, são às vezes chamados de "buckyballs" ou "buckytubes".

Acesso em: 11/07/2011.




9 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...