quinta-feira, 12 de julho de 2012

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol


Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool.

É líquido à temperatura ambiente (25 °C), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado.
Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril.


O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol.

O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes.

Conforme, D’Aurea2:

A glicerina vem sendo obtida a partir do refino do biodiesel de oleaginosas e não possui legislação específica para seu descarte. Esta representa cerca de 10% da massa total resultante do processo de produção do biodiesel. No ano de 2010 foi aprovado o uso do B5, com isso o excedente de glicerina bruta no mercado poderá alcançar a 325 mil toneladas/ ano, portanto a necessidade de encontrar uma correta destinação a glicerina ou toda questão ambiental do biodiesel será prejudicada.












____________________________________
1. Litargírio - (nome comercial (CAS 1317-36-8 ) do óxido de chumbo, ( PbO ) com grau de pureza de 99,8%. É um sólido, na forma de pó, densidade de 9,53 g/cm3, insolúvel em água, sem cheiro, e altamente tóxico).
2. D’Aurea, André Pastori.Glicerina, Resíduo da Produção de Biodiesel, na Terminação de Novilhas da Raça Nelore.UNESP/JAB/ZOOTECNIA. 2010.



Para saber mais sobre o glicerol, recomendamos:

Resíduos bem-vindos

Glicerol de Biodiesel.


Glicerol: um subproduto com grande capacidade industrial e metabólica.

Bons estudos!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...