Pular para o conteúdo principal

Diferença entre benzil e fenil.


Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula
-C6H5
É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno.

Radical Fenil:





Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno..
O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo.
Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico.


Um abraço pessoal!







Comentários

  1. simples e objetivo! bem explicado. obrigado!

    ResponderExcluir
  2. deixa ver se entendi... fenil é um benzeno só que com uma valência livre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o benzeno perde um H e se liga a CH3

      Excluir
    2. N mesmo...o Ch2 que se encontra ligado ao Bezeno originando o Benzil ira servir de ponte para outra ligação,ou seja, o ch2 estar ligado tanto ao benzeno como pode estar ligado a um terceiro elemento podendo até msm ser um carbono formando assim uma cadeia carbonica ....e para o Bezeno perder um hidrogênio não é tão simples qt vc diz, pois teria que se iniciar um processo de mecanismo de reação para fzr a quebra da ligação Pi para se retirar tal hidrogênio

      Excluir
    3. nao mesmo, o benzeno é gay

      Excluir
    4. sim a diferença é que o fenil é um radical, ele precisa estar ligado a uma cadeia carbonica para existir

      Excluir
  3. so entendi a imagem, a cor de fundo deixa as letras quase invisiveis, por favor arrumem isso
    obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  4. Ta muito bom. Esse palhaço ai que reclamou eh que eh burro e cego

    ResponderExcluir
  5. olá, eu gostaria de saber a função de ambos e também a utilização

    ResponderExcluir
  6. eu sou mt burro lklkjlkjll tendi foi nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pesquise quimica organica no youtube e assista varios videos la, vc aprende rapidao se prestar atençao

      Excluir
  7. Ótima explicação, mas tenho uma dúvida, qual a diferença entre o fenil e o tolueno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fenil (C6H5) como foi explicado a cima é um radical derivado do anel aromático benzeno (C6H6). Tolueno é o nome usual para o que a IUPAC chama de metilbenzeno (C7H8). Observe também que o benzil (C7H7) é um derivado do tolueno! (:

      Excluir
  8. Eu tenho uma pergunta. Se, no caso do benzil, existe mais de um carbono entre o anel aromático e a cadeia principal, ele irá continuar sendo um Benzil? Como eu faço para nomear isso??

    ResponderExcluir
  9. Explicação simples e objetiva!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...