quinta-feira, 18 de abril de 2013

Eugene Houdry (Nascido em 18 de abril de 1892)


www.chemheritage.org
Nascido perto de Paris, França, em 18 de abril de 1892, Eugene Houdry era filho de um fabricante de aço rico. Ele estudou engenharia mecânica na École des Arts et Métiers, em Chalons-sur-Marne , um subúrbio de Paris. Ele se formou em 1911, ganhando medalha de ouro do governo francês para o maior desempenho escolar em sua classe.

Uma das primeiras melhorias na produção petroquímica foi o processo catalítico desenvolvido por Eugene Houdry (1892-1962)  "cracking" de moléculas de petróleo, para as menores que constituem a gasolina.

O primeiro cracker catalítico comercial em grande escala para a conversão seletiva de petróleo bruto para a gasolina entrou em operação na refinaria Marcus Hook da Sun Company (agora Sunoco, Inc.) em 1937. Lançado pela Eugene Jules Houdry (1892-1962), o craqueamento catalítico de petróleo revolucionou a indústria. O processo Houdry conservada óleo natural, dobrando a quantidade de gasolina produzidas por outros processos. Também melhorou muito a octanagem da gasolina, tornando eficientes, motores de automóveis de alta compressão possível de hoje. Durante a Segunda Guerra Mundial, o combustível de alta octanagem enviados a partir de plantas Houdry desempenhou um papel fundamental na vitória dos Aliados.

Para saber mais e aprofundar sua pesquisa:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...