Pular para o conteúdo principal

Histórica Tabela Periódica


Prof. Júlio Carlos Afonso 

Tabela Periódica dos anos 1940 em perfeito estado de legibilidade, para enriquecer nossos conhecimentos de historia e evolução da química. O texto que explica esta tabela vem a seguir. Boa leitura, informação e divertimento para todos. A tabela periódica dos anos 1940 do século XX era da antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, hoje está no Instituto de Química da UFRJ. Nela, vêem antigos símbolos de elementos químicos que foram mudados após a 15ª Reunião da IUPAC em Amsterdã, em 1949. Colúmbio (Nióbio), Masúrio (Tecnécio), Ilínio (Promécio), Alabamino (Astato), Virgínio (Frâncio). O símbolo do argônio, A, foi mudado para Ar em 1957. “O nêutron era um “elemento químico” de numero atômico zero”, posicionado no grupo dos gases nobres. O padrão de massa era baseado no oxigênio (mistura isotópica), que foi mudado para 12C em 1961 após acordo entre a IUPAC e a IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada).
Nota-se ainda a lei da formação dos números atômicos dos gases nobres. Por extrapolação o próximo membro da série terá Z = 118.



Mais uma contribuição de:


Química Analítica Qualitativa Inorgânica UFRJ



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...