terça-feira, 17 de julho de 2012

Ouro



O ouro (do latim aurum, "brilhante") é um elemento químico de número atómico 79 (79 prótons e 79 elétrons) que está situado no grupo onze  da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. O seu símbolo é Au (do latim aurum).
Conhecido desde a Antiguidade, o ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.







Cruzado de ouro cunhado no reinado de Manuel I de Portugal (1495-1521).
Ouro elementar
É um metal amarelo, brilhante, mole, muito denso.
As condutâncias elétrica e térmica do ouro são muito elevadas. O metal cristaliza com estrutura cúbica de face centrada, forma cristais mistos em todas as proporções com a platina, paládio, prata e cobre.
Este metal é considerado nobre, não se deixa atacar, em quaisquer condições, por ar ou água. Sendo muito resistente a outros agentes químicos.
Não é atacado por H2SO4, HCl, HNO3 ou H3PO4 (diluídos ou concentrados). 
O ouro não é atacado por álcalis cáusticos em fusão. O metal dissolve-se, entretanto, em solução aquosa de cloro, sendo, ainda mais facilmente atacado por água régia ( mistura de HNO3 + HCl, concentrados, na proporção de 1:3).
O ouro é encontrado nativo. Encontrado em depósitos primários, aparece parcialmente na forma de finas partículas metálicas dispersas na rocha quartzosa, associado com sulfetos (pirita, calcopirita, etc.). 

Pesquise mais!!
Click em:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/10-EQ-104-10.pdf


http://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/ouro.pdf







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...