Conhecido desde a Antiguidade, o ouro é utilizado de forma generalizada em joalharia, indústria e eletrônica, bem como reserva de valor.
Cruzado de ouro cunhado no reinado de Manuel I de Portugal (1495-1521). |
Ouro elementar
É um metal amarelo, brilhante, mole, muito denso.
As condutâncias elétrica e térmica do ouro são muito elevadas. O metal cristaliza com estrutura cúbica de face centrada, forma cristais mistos em todas as proporções com a platina, paládio, prata e cobre.
Este metal é considerado nobre, não se deixa atacar, em quaisquer condições, por ar ou água. Sendo muito resistente a outros agentes químicos.
Não é atacado por H2SO4, HCl, HNO3 ou H3PO4 (diluídos ou concentrados).
O ouro não é atacado por álcalis cáusticos em fusão. O metal dissolve-se, entretanto, em solução aquosa de cloro, sendo, ainda mais facilmente atacado por água régia ( mistura de HNO3 + HCl, concentrados, na proporção de 1:3).
O ouro é encontrado nativo. Encontrado em depósitos primários, aparece parcialmente na forma de finas partículas metálicas dispersas na rocha quartzosa, associado com sulfetos (pirita, calcopirita, etc.).
Pesquise mais!!
Click em:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/10-EQ-104-10.pdfhttp://www.dnpm.gov.br/assets/galeriadocumento/balancomineral2001/ouro.pdf
Comentários
Postar um comentário