Pular para o conteúdo principal

Cuidado com aquele bife suculento!


Picadas de carrapatos podem causar alergia à carne vermelha


http://www.laboratoryequipment.com
Se você é um amante de um bom bife, cuidado. Um artigo de Susan Wolver e Sun Diane, da Virginia Commonwealth Univ , e seus colegas, explicam o porquê se você foi picado por um carrapato pode vir a desenvolver uma alergia a carne vermelha. 
Seu artigo elucida essa conexão e discute o caminho da descoberta. 
Seu trabalho aparece online no Journal of Internal Medicine Geral , publicado pela Springer . 


Chamada de anafilaxia atrasada – é uma grave reação alérgica com risco de vida – essa síndrome foi recentemente identificada no sudeste dos Estados Unidos. Os pacientes podem acordar no meio da noite, com urticária ou anafilaxia, geralmente de três a seis horas depois de ter comido carne vermelha no jantar. Até recentemente, a ligação entre a ingestão de carne vermelha e anafilaxia permanecia um mistério.
Wolver, Sun e seus colegas analisaram e estudaram três casos de pacientes, lançando uma luz sobre esta reação. 
Acredita-se ser causada por anticorpos para um tipo de hidrato de carbono o (alfa-gal) que são produzidos no sangue de um paciente, em resposta a uma picada de carrapato, especificamente o carrapato solitário da estrela solitária (Amblyomma americanum). 
Este hidrato de carbono está também presente na carne. Quando um indivíduo que foi mordido por um carrapato come a carne, o seu sistema imunológico, ativa a liberação de histamina - um composto encontrado em tecidos de mamíferos que provoca a dilatação dos capilares, a contração da musculatura lisa e estimulação da secreção de ácido gástrico, que é libertado durante as reações alérgicas, em resposta à presença de alfa-gal, o que pode causar urticária e anafilaxia.
Os autores concluem, “Onde os carrapatos são endêmicos”, por exemplo, no sudeste dos Estados Unidos, os clínicos devem estar cientes dessa nova síndrome, quando um paciente apresentar quadro de anafilaxia a orientação atual é para aconselhar os pacientes a evitar toda a carne de mamíferos - vaca, porco, cordeiro, entre outros. 

Fonte: Springer

Acesso em 25/07/2012.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...