Pular para o conteúdo principal

Cuidado com aquele bife suculento!


Picadas de carrapatos podem causar alergia à carne vermelha


http://www.laboratoryequipment.com
Se você é um amante de um bom bife, cuidado. Um artigo de Susan Wolver e Sun Diane, da Virginia Commonwealth Univ , e seus colegas, explicam o porquê se você foi picado por um carrapato pode vir a desenvolver uma alergia a carne vermelha. 
Seu artigo elucida essa conexão e discute o caminho da descoberta. 
Seu trabalho aparece online no Journal of Internal Medicine Geral , publicado pela Springer . 


Chamada de anafilaxia atrasada – é uma grave reação alérgica com risco de vida – essa síndrome foi recentemente identificada no sudeste dos Estados Unidos. Os pacientes podem acordar no meio da noite, com urticária ou anafilaxia, geralmente de três a seis horas depois de ter comido carne vermelha no jantar. Até recentemente, a ligação entre a ingestão de carne vermelha e anafilaxia permanecia um mistério.
Wolver, Sun e seus colegas analisaram e estudaram três casos de pacientes, lançando uma luz sobre esta reação. 
Acredita-se ser causada por anticorpos para um tipo de hidrato de carbono o (alfa-gal) que são produzidos no sangue de um paciente, em resposta a uma picada de carrapato, especificamente o carrapato solitário da estrela solitária (Amblyomma americanum). 
Este hidrato de carbono está também presente na carne. Quando um indivíduo que foi mordido por um carrapato come a carne, o seu sistema imunológico, ativa a liberação de histamina - um composto encontrado em tecidos de mamíferos que provoca a dilatação dos capilares, a contração da musculatura lisa e estimulação da secreção de ácido gástrico, que é libertado durante as reações alérgicas, em resposta à presença de alfa-gal, o que pode causar urticária e anafilaxia.
Os autores concluem, “Onde os carrapatos são endêmicos”, por exemplo, no sudeste dos Estados Unidos, os clínicos devem estar cientes dessa nova síndrome, quando um paciente apresentar quadro de anafilaxia a orientação atual é para aconselhar os pacientes a evitar toda a carne de mamíferos - vaca, porco, cordeiro, entre outros. 

Fonte: Springer

Acesso em 25/07/2012.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...