sexta-feira, 8 de julho de 2011

Pesquisa relaciona poluição a incidência de metais pesados no rio Tietê.

Escrito por Marcelo em julho 1st, 2011. Categoria: Notícias

Não é de hoje que os impactos da poluição nas águas e sedimentos do rio Tietê geram preocupação. O rio que corta o estado mais desenvolvido do país e já foi caminho de bandeirantes desbravadores acumula indicadores nada positivos. Foi esse contexto que motivou um grupo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP)-Piracicaba/SP, liderados pelo professor-doutor Jefferson Mortatti, a estudar a ocorrência e a distribuição de metais pesados extraídos dos sedimentos de fundo, ao longo da bacia do rio Tietê, de acordo com diferentes critérios de toxicidade.
Nos últimos dois anos, a pesquisa coletou amostras dos sedimentos de fundo em pontos diversos da bacia do Tietê, incluindo o canal fluvial e os principais reservatórios hidroelétricos – da nascente em Salesópolis – até a foz em Pereira Barreto, utilizando modernas técnicas, como amostragem em perfil vertical, de acordo com os padrões internacionais.
Diversos critérios de toxicidade de metais pesados foram utilizados nessa pesquisa, procurando ampliar o fórum de discussões a respeito do potencial de poluição a que o corpo d’água está sujeito. Um cuidado especial durante o desenvolvimento da pesquisa foi a utilização de vários critérios para estabelecer a toxicidade dos metais pesados nos sedimentos coletados. “Optamos por essa variação de técnicas para evitar resultados errôneos e incongruentes com a realidade”, completa o professor.

Para continuar a leitura da matéria na sua totalidade, click no link abaixo:

http://www.cena.usp.br/blog/?p=363        Acesso em: 08/07/2011.

Todos os créditos ao site citado acima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...