quarta-feira, 6 de julho de 2011

Moléculas, problema e solução. Matéria da Pesquisa FAPESP em comemoração ao AIQ 2011.

Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima. A necessidade de investir em fontes alternativas de energia também já faz parte do contexto. O que não é de imediato evidente é o papel da química na história. Pois ela está em toda parte, tanto no mecanismo que leva às mudanças como nas soluções. É o que ressaltaram o climatologista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o químico Jailson de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a bióloga molecular Glaucia Souza, da Universidade de São Paulo (USP), e o químico Luiz Pereira Ramos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no primeiro encontro do Ciclo de Conferências do Ano Internacional da Química, realizado em São Paulo no dia 4 de abril. O ciclo, que vai até novembro, é uma iniciativa da FAPESP e da Sociedade Brasileira de Química como parte da celebração com o tema Química: nossa vida, nosso futuro, promovida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada em parceria com a Unesco.

Para conferir matéria na totalidade clik no link abaixo:
Pesquisa FAPESP Online

2 comentários:

  1. legal, como eu resumo isso?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Fico feliz por sua participação no Química Ensinada.
    Caso tenha se interessado pela matéria para a realização de algum trabalho, recomendo inicialmente uma leitura com atenção do texto. É um texto com inumeras informações importantes e acima de tudo em comemoração ao AIQ.
    Neste ano em virtude do AIQ as discussões a respeito daquilo que pode ser feito para melhorar as relações entre homem e meio ambiente tomaram um encaminhamento adequado ao meu ver.
    Considero de fundamental importância que os jovens tenham interesse em participar dessas discussões que estão atreladas ao bem comum da humanidade.
    A Ciência é passível de erros mas compete aos homens com sua capacidade julgadora analisar os prós e contras de um determinado evento, seja ele científico ou natural.
    Vamos sempre caminhar com a espectativa de mudanças, e que estas sejam sempre medidas, ponderadas e acertadas. Com o auxílio da Ciência e principalmente de Deus.
    Recomendo que leia o texto, faça uma síntese, conte a sua história...aquilo que você entendeu a respeito dos tópicos tratados no texto que por merecimento é um excelente texto.

    Parabéns pelo interesse em Química!!!
    Até...Espero que tenha colaborado com sua busca.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...