domingo, 3 de julho de 2011

Alcenos - Função Hidrocarboneto












O texto abaixo foi extraído da página Química Nova Interativa:


O eteno, fórmula molecular C2H4, 28.03 g.mol-1, é um gás incolor à temperatura ambiente e pressão atmosférica, de odor e sabor adocicado, inflamável, com ponto de fusão é - 169 °C e o de ebulição é -104 °C.

Você sabe por que se costuma embrulhar o mamão no jornal para amuderecê-lo?
mamaoAo embrulhar a fruta no jornal, há um aumento da temperatura interna, o que favorece o aumento da produção do gás etileno, um hormônio de crescimento, produzido nos tecidos dos vegetais superiores. A atmosfera em volta da fruta se torna rica neste gás, acelerando seu amadurecimento.
Entretanto, em outros casos, sua presença não é tão vantajosa. Durante o armazenamento de frutas que são exportadas para mercados mais distantes dos países produtores, há necessidade de adicionar agentes químicos capazes de inibir ou retardar sua a produção deste gás, aumentando assim a vida útil das frutas e viabilizando, portanto sua comercialização. Dessa maneira, existem muitas pesquisas que avaliam as alterações que possam ocorrer nessas frutas, como por exemplo aroma e valor nutricional.
Originalmente, o eteno, alceno mais simples da família das olefinas, era conhecido como etileno, por ser um composto derivado do radical etil (-C2H5). Um dos modos de preparo ocorre através do craqueamento dos hidrocarbonetos presentes no petróleo.
Possui aplicação na indústria química, já que é um importante material de partida para obtenção de outros compostos orgânicos, dentre eles o etanal (acetaldeído), etanol, cloreto de etila e etano-1,2-diol. Também pode ser polimerizado originando o polietileno, plástico bastante utilizado como sacola plástica de supermercado.
Apresenta efeito anestésico, sendo utilizado em intervenções cirúrgicas.
O etileno é uma matéria prima produzida em abundância pela indústria química. Em 2010, sua produção global foi de 123 milhões de toneladas. É oriundo da indústria petroquímica, através do processo de craqueamento catalítico.
Abacate
Banana
Mais recentemente, devido às questões ambientais, iniciou-se a produção do etileno a partir do etanol, oriundo da cana de açúcar, a partir da reação de desidratação catalítica. Embora a produção do polietileno permaneça com o mesmo processo industrial, o material passou a ser conhecido como polímero verde, em função da fonte de seu monômero.

Créditos:
Silvia S. Oigman, doutoranda da PG Química, UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...