Pular para o conteúdo principal

Alcenos - Função Hidrocarboneto












O texto abaixo foi extraído da página Química Nova Interativa:


O eteno, fórmula molecular C2H4, 28.03 g.mol-1, é um gás incolor à temperatura ambiente e pressão atmosférica, de odor e sabor adocicado, inflamável, com ponto de fusão é - 169 °C e o de ebulição é -104 °C.

Você sabe por que se costuma embrulhar o mamão no jornal para amuderecê-lo?
mamaoAo embrulhar a fruta no jornal, há um aumento da temperatura interna, o que favorece o aumento da produção do gás etileno, um hormônio de crescimento, produzido nos tecidos dos vegetais superiores. A atmosfera em volta da fruta se torna rica neste gás, acelerando seu amadurecimento.
Entretanto, em outros casos, sua presença não é tão vantajosa. Durante o armazenamento de frutas que são exportadas para mercados mais distantes dos países produtores, há necessidade de adicionar agentes químicos capazes de inibir ou retardar sua a produção deste gás, aumentando assim a vida útil das frutas e viabilizando, portanto sua comercialização. Dessa maneira, existem muitas pesquisas que avaliam as alterações que possam ocorrer nessas frutas, como por exemplo aroma e valor nutricional.
Originalmente, o eteno, alceno mais simples da família das olefinas, era conhecido como etileno, por ser um composto derivado do radical etil (-C2H5). Um dos modos de preparo ocorre através do craqueamento dos hidrocarbonetos presentes no petróleo.
Possui aplicação na indústria química, já que é um importante material de partida para obtenção de outros compostos orgânicos, dentre eles o etanal (acetaldeído), etanol, cloreto de etila e etano-1,2-diol. Também pode ser polimerizado originando o polietileno, plástico bastante utilizado como sacola plástica de supermercado.
Apresenta efeito anestésico, sendo utilizado em intervenções cirúrgicas.
O etileno é uma matéria prima produzida em abundância pela indústria química. Em 2010, sua produção global foi de 123 milhões de toneladas. É oriundo da indústria petroquímica, através do processo de craqueamento catalítico.
Abacate
Banana
Mais recentemente, devido às questões ambientais, iniciou-se a produção do etileno a partir do etanol, oriundo da cana de açúcar, a partir da reação de desidratação catalítica. Embora a produção do polietileno permaneça com o mesmo processo industrial, o material passou a ser conhecido como polímero verde, em função da fonte de seu monômero.

Créditos:
Silvia S. Oigman, doutoranda da PG Química, UFRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...