Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...
Professor Ronaldo, só uma dica: troque o plano de fundo do blog para facilitar as visualizações. As matérias estão ótimas, porém está muito estranho a tela toda branca. Tente diferencias nas cores de fundo para dar contraste ao branco onde são colocada as matérias.
ResponderExcluirFica um abraço!
Qualquer coisa, pode mandar um e-mail para trocarmos informações!
Abraço!
Atenciosamente, Thiago Felix
Olá Thiago, tudo bem?
ResponderExcluirFico feliz por seus comentários. É uma satisfação tê-lo como participante do blog Química Ensinada. Sua dica foi válida. Agradeço muito...espero que tenha ficado melhor!!!
Vamos divulgar a Química, conto com vocês.
Um abraço, participe sempre. Valeu