Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!
Professor Ronaldo, só uma dica: troque o plano de fundo do blog para facilitar as visualizações. As matérias estão ótimas, porém está muito estranho a tela toda branca. Tente diferencias nas cores de fundo para dar contraste ao branco onde são colocada as matérias.
ResponderExcluirFica um abraço!
Qualquer coisa, pode mandar um e-mail para trocarmos informações!
Abraço!
Atenciosamente, Thiago Felix
Olá Thiago, tudo bem?
ResponderExcluirFico feliz por seus comentários. É uma satisfação tê-lo como participante do blog Química Ensinada. Sua dica foi válida. Agradeço muito...espero que tenha ficado melhor!!!
Vamos divulgar a Química, conto com vocês.
Um abraço, participe sempre. Valeu