Pular para o conteúdo principal

Oxigênio

O oxigênio elementar apresenta-se ordinariamente em forma de moléculas diatômicas.


O oxigênio diatômico é um gás incolor, a coloração do oxigênio líquido e ou sólido é a mesma, azul-fraca.


A principal fonte de produção industrial do oxigênio é o ar. Os processos empregados são: a destilação fracionada do ar líquido (processo de Linde) e a liquefação fracionada do ar (processo de Claude).


No laboratório pode ser preparado pela eletrólise, por exemplo, de uma solução de hidróxido de sódio com eletrodos de níquel ou, então, por decomposição térmica do clorato de potássio (em presença de MnO2) ou permanganato de potássio.


História

Do grego Oxys=ácido, Genes=formador, significando formador de ácidos, pois se acreditava que todos os ácidos continham oxigenio. Descoberto por Joseph Priestley, Inglaterra e por C.W. Sheele, Suécia em 1774. Chamado de "Ar Vital" por Lavoisier. 

Oxigênio líquido

Também denominado por LOx, LOX ou Lox pela indústria aeroespacial) é a uma das formas do elemento oxigênio. É extraído do ar atmosférico por destilação fracionada. Ele apresenta uma cor ligeiramente azulada e é fortemente paramagnético. 
 

Foto: (Química Ensinada) Tanque de armazenamento de oxigênio líquido (observe o congelamento dos canos)




Nas CNTP, o oxigênio torna-se líquido à temperatura -182,96 °C (ponto de ebulição) e seu ponto de fusão é −222,65 °C.


Imagem: Química Ensinada - Oxigênio empregado em hospital

Imagem: Química Ensinada


Referências:
 



Comentários

  1. Parabéns! O infoEnem, maior portal sobre o Enem na internet, iniciou em fevereiro uma série de publicações indicando aos seus leitores os melhores conteúdos do país. Seu blog foi classificado entre os 10 melhores do Brasil na categoria Química.
    A lista dos vencedores, assim como seus respectivos links, acabou de ser publicada.

    Confira: http://www.infoenem.com.br/os-10-melhores-sites-e-blogs-de-quimica-do-brasil/

    Caso interesse mostrar aos seus leitores a qualidade e a confiabilidade do seu espaço, que foi analisada e comprovada por toda nossa equipe, nos escreva e lhe enviamos o HTML do selo dessa indicação. É um selo discreto, mas que trás a importância, os acessos e a responsabilidade de ser considerado entre os melhores de toda a rede nacional.

    Nós do infoEnem, e principalmente nossos milhares de leitores mensais, agradecemos seus esforços que contribuem para uma internet rica e de bom conteúdo! Continuem assim, para que possamos continuar indicando esse belo espaço como fonte confiável de informação.
    Novamente nossos parabéns! Afinal, não é qualquer site que pode ser considerado “Top 10” de todo o Brasil!

    Obrigado e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus Andrietta.
      Química Ensinada agradece pela ótima notícia!

      Como faço para receber o selo?

      Obrigado!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...