domingo, 5 de fevereiro de 2012

O enigma da antimatéria



O vídeo explora um dos mais profundos mistérios sobre a origem do nosso universo. De acordo com a teoria padrão, os momentos iniciais do universo foram marcados pelo contato explosivo entre partículas subatômicas de cargas opostas. 
Apresentando entrevistas curtas com Masaki Hori, Universidade de Tóquio e Jeffrey Hangst, Aarhus University. Os cientistas estão agora concentrando suas mais poderosas tecnologias em um esforço para descobrir exatamente o que aconteceu. 
Nossa compreensão da história cósmica paira sobre a questão:
A antimatéria.
Em 1928, um jovem físico, Paul Dirac, escreveu equações que previu a existência da antimatéria. Dirac mostrou que cada tipo de partícula tem um irmão gêmeo, exatamente idênticos, mas de cargas opostas. Assim como afirma Dirac,  o elétron e o pósitron são imagens de espelho um do outro. Com as mesmas propriedades, eles se comportam exatamente da mesma maneira seja nos reinos da matéria ou antimatéria. 
Tornou-se claro, porém, que o nosso  universo é o  da matéria. 
É lógico que quando o universo era mais denso,  teria sofrido uma "catástrofe aniquilação" que abriu o universo liberando grandes pedaços do material antimatéria. Assim a antimatéria de alguma forma se separou de seu irmão gêmeo no nascimento e existe fora do nosso campo de visão, mas os cientistas ficam a se perguntar: por que vivemos em um universo dominado por matéria?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...