Pular para o conteúdo principal

O Hélio é legal!


O elemento do mês - Hélio

Em 1868, os astrônomos Jules Janssen e Norman Lockyer -  encontraram uma certa uma linha amarela brilhante no espectro do Sol, que não poderia ser explicada levando em considaração os  elementos químicos conhecidos. A sugestão de que essa linha poderia vir de um elemento presente no Universo, mas até então desconhecido na Terra, parecia ser improvável no início, porém, mais tarde a ideia apoiada. 

Luigi Palmieri detectou este elemento em 1882 na lava do Vesúvio ', e William Ramsey conseguiu isolá-lo em 1895 por tratamento de uma amostra do mineral de urânio com ácido sulfúrico.

Com razão, esse gás não fora descoberto antes, afinal, incolor, inodoro, insípido, não tóxico, e escapa facilmente da atmosfera da Terra, de modo que sua concentração é de apenas 0,0005% por volume. 


Realmente o hélio é legal. Tanto que muitos cientistas utilizam o hélio em muitos campos (por exemplo, física e medicina, energia nuclear) é utilizado também na criogênia. E se você descer em temperaturas inferiores a 2 K, o hélio se torna absolutamente muito intrigante: ele adota um estado superfluído que não tem viscosidade mas uma condutividade térmica muito alta. 



Comentários

  1. "E se você descer em temperaturas inferiores a 2 K, o hélio se torna absolutamente muito intrigante: ele adota um estado superfluído que não tem viscosidade mas uma condutividade térmica muito alta".
    Pode explicar melhor por favor? Eu não entendi direito, professor =/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...