segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Hélio é legal!


O elemento do mês - Hélio

Em 1868, os astrônomos Jules Janssen e Norman Lockyer -  encontraram uma certa uma linha amarela brilhante no espectro do Sol, que não poderia ser explicada levando em considaração os  elementos químicos conhecidos. A sugestão de que essa linha poderia vir de um elemento presente no Universo, mas até então desconhecido na Terra, parecia ser improvável no início, porém, mais tarde a ideia apoiada. 

Luigi Palmieri detectou este elemento em 1882 na lava do Vesúvio ', e William Ramsey conseguiu isolá-lo em 1895 por tratamento de uma amostra do mineral de urânio com ácido sulfúrico.

Com razão, esse gás não fora descoberto antes, afinal, incolor, inodoro, insípido, não tóxico, e escapa facilmente da atmosfera da Terra, de modo que sua concentração é de apenas 0,0005% por volume. 


Realmente o hélio é legal. Tanto que muitos cientistas utilizam o hélio em muitos campos (por exemplo, física e medicina, energia nuclear) é utilizado também na criogênia. E se você descer em temperaturas inferiores a 2 K, o hélio se torna absolutamente muito intrigante: ele adota um estado superfluído que não tem viscosidade mas uma condutividade térmica muito alta. 



Um comentário:

  1. "E se você descer em temperaturas inferiores a 2 K, o hélio se torna absolutamente muito intrigante: ele adota um estado superfluído que não tem viscosidade mas uma condutividade térmica muito alta".
    Pode explicar melhor por favor? Eu não entendi direito, professor =/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...