quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Como gelar sua cerveja em 3 minutos


http://www.snoopdorgas.com/dicas/como-gelar-cerveja-rapido
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.


Segundo o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), essa descoberta foi feita por Farenheit, que concluiu "que a temperatura necessária para congelar uma mistura de água, gelo e sal era de -32°C".

O efeito do sal em diminuir a temperatura de fusão da água é usado nos países onde costuma nevar. O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo.

Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C. Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, tornando a bebida mais gelada em menos tempo.

O trecho citado acima foi extraído do site: 



Quando se coloca sal ou álcool em gelo formado por água pura diminui-se o ponto de fusão, logo, não consegue ficar congelada. O gelo derrete, mas o processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal e álcool, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do recipiente diminua abaixo de zero.





Agradecimentos ao blog Quimicalizando: 
http://networkedblogs.com/tYCzp

Como gelar sua cerveja em 3 minutos


7 comentários:

  1. E TEM GENTE QUE DIZ QUE INTERNET NÃO SERVE PRA APRENDER... MUITO BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem diz isso é ignorante! se há coisa para que a internet serve é para aprender! lá você aprende de tudo

      Excluir
  2. muito bem,,expiclado

    ResponderExcluir
  3. Excelente este Blog, continuem postando coisas novas.

    Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. sim, mas como assim para cada "saco" de gelo?!? tem saco de 3,5kg, de 7 kg, de 20kg...

    ResponderExcluir
  5. Sem chance de eu colocar minha cerveja no sal só para gelar mais rápido, afinal depois vai ficar com gosto de sal. Prefiro colocar álcool afinal fica tudo em casa.

    ResponderExcluir
  6. Também sou a favor do álcool, afinal o gelo também merece se fundir no álcool ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...