Pular para o conteúdo principal

Como gelar sua cerveja em 3 minutos


http://www.snoopdorgas.com/dicas/como-gelar-cerveja-rapido
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.


Segundo o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), essa descoberta foi feita por Farenheit, que concluiu "que a temperatura necessária para congelar uma mistura de água, gelo e sal era de -32°C".

O efeito do sal em diminuir a temperatura de fusão da água é usado nos países onde costuma nevar. O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo.

Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C. Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, tornando a bebida mais gelada em menos tempo.

O trecho citado acima foi extraído do site: 



Quando se coloca sal ou álcool em gelo formado por água pura diminui-se o ponto de fusão, logo, não consegue ficar congelada. O gelo derrete, mas o processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal e álcool, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do recipiente diminua abaixo de zero.





Agradecimentos ao blog Quimicalizando: 
http://networkedblogs.com/tYCzp

Como gelar sua cerveja em 3 minutos


Comentários

  1. E TEM GENTE QUE DIZ QUE INTERNET NÃO SERVE PRA APRENDER... MUITO BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem diz isso é ignorante! se há coisa para que a internet serve é para aprender! lá você aprende de tudo

      Excluir
    2. "aqui" vc aprende de tudo vc quiz dizer


      Excluir
  2. Excelente este Blog, continuem postando coisas novas.

    Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. sim, mas como assim para cada "saco" de gelo?!? tem saco de 3,5kg, de 7 kg, de 20kg...

    ResponderExcluir
  4. Sem chance de eu colocar minha cerveja no sal só para gelar mais rápido, afinal depois vai ficar com gosto de sal. Prefiro colocar álcool afinal fica tudo em casa.

    ResponderExcluir
  5. Também sou a favor do álcool, afinal o gelo também merece se fundir no álcool ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...