Pular para o conteúdo principal

Exercícios de Química Geral


01. (PUC-SP) A ligação química entre o elemento de número atômico 19 é o tipo: 


a) Iônica 
b) Covalente 
c) Dativa 
d) Metálica 
e) Van der Waals 




02. (CESGRANRIO) Identifique, entre os compostos mencionados abaixo, o composto iônico: 


a) BCl3 
b) IcI 
c) CsCl 
d) HCl 
e) Cl2 


03. (U.F. VIÇOSA) A afirmativa falsa, referente à eletronegatividade, é:
a) A diferença entre as eletronegatividades de dois elementos determina a predominância do caráter iônico ou de covalência das ligações entre seus átomos.
b) A eletronegatividade dos elementos de um mesmo grupo de classificação periódica varia diretamente em seus raios atômicos.
c) A eletronegatividade dos elementos de um mesmo período da classificação periódica varia diretamente com carga nuclear.
d) O flúor é o elemento mais eletronegativo dos halogênios.
e) Os elementos de menor eletronegatividade são os metais alcalinos.


04. (FUVEST) Considere as substâncias:
I. argônio
II. diamante
III. cloreto de sódio
IV. água
Dentre elas, apresentam ligações covalentes apenas:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


05. (PUC) A diferença entre a ligação covalente comum e a ligação covalente dativa ou coordenada reside fundamentalmente na:
a) Diferença de eletronegatividade dos átomos nela envolvidos;
b) Na origem dos elétrons que formam a ligação;
c) No comprimento da reação;
d) Na energia da ligação;
e) No tamanho dos átomos envolvidos;


06. (FUVEST) Na tabela periódica, os elementos químicos estão ordenados:
a) Segundo seus volumes atômicos crescentes e pontos de fusão decrescentes;
b) Rigorosamente segundo suas massas atômicas crescentes e, salvo algumas exceções, também segundo seus raios atômicos crescentes;
c) De maneira tal que os ocupantes de uma mesma família têm o mesmo número de níveis de energia;
d) De tal modo que todos os elementos de transição se localizam no mesmo período;
e) De maneira tal que o volume atômico, ponto de fusão e energia de ionização variam periodicamente.


07. (FUVEST) O número de elétrons do cátion X2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre. Esse átomo de gás nobre apresenta número atômico 10 e número de massa 20. O número atômico do elemento X é:
a) 8
b) 10
c) 12
d) 18
e) 20


08. (ABC) Pertencem à família dos calcogênios:
a) O cloro e o bromo.
b) O oxigênio e o nitrogênio.
c) O selênio e o telúrio.
d) O sódio e o potássio.
e) O cálcio e o bário.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...