Pular para o conteúdo principal

“Green Chemistry” – os 12 Princípios da Química Verde e sua Inserção nas Atividades de Ensino e Pesquisa


INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, questões ambientais têm merecido destaque na mídia nacional e internacional e praticamente todas as reuniões entre Chefes de Estado contêm em sua pauta temas envolvendo a redução de emissões ou o controle da degradação de reservas ambientais – o desenvolvimento auto-sustentável (DS). DS pode ser definido como o progresso industrial que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem às suas próprias necessidades. Por outro lado, a atividade química é freqüentemente relacionada, direta ou indiretamente, à maioria dos chamados “desastres ambientais”, embora outras atividades humanas também exerçam papel importante na degradação e poluição ambientais. Uma das principais ações no sentido de minimizar o impacto ambiental causado por atividades industriais que geram algum tipo de resíduo é o tratamento adequado do mesmo – a remediação, que, embora apresente baixa vantagem ambiental relativa se comparada com técnicas de redução na fonte, tem colaborado bastante para diminuir a velocidade de contaminação do ambiente por muitas atividades industriais.

Artigo muito bom... continue a leitura clicando no link abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...