quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cientistas desenvolvem o primeiro sabão magnético

ScienceDaily (23 de janeiro de 2012)


A progressão de cristal líquido de cada surfactante foi investigada pelo método de penetração do solvente (ou seja, corte de fase). Uma pequena quantidade de surfactante foi colocado em uma lâmina de microscópio sob uma lamela. A lâmina foi montada sobre a cobertura deslizante e aquecida até que a amostra foi de fluidos e completamente isotrópico. Após o resfriamento lento (1,0 ° C min-1) a 25 ° C, uma gota de água foi adicionada à borda da lamínula. Enquanto a água penetrou no surfactante, um gradiente de concentração foi estabelecida, a partir da água de um lado ao outro do surfactante puro, permitindo que toda a gama de mesofases  ser observada pelo campo de visão. (Crédito: Cortesia da imagem da Institut Laue-Langevin (ILL))

Cientistas da Universidade de Bristol desenvolveram um sabão, composto de sais de ferro dissolvidos em água, que quando colocados em solução respondem a um campo magnético.
As propriedades magnéticas do sabão foram demonstrados com nêutrons, no Institut Laue-Langevin resultar de pequenos aglomerados ricos em ferro que ficam dentro da solução aquosa.
A presença de um sabão com estas propriedades em um sabão poderia acalmar as preocupações sobre o uso de sabonetes e em derramamentos de óleo e revolucionar os produtos de limpeza industrial.

Os cientistas há muito tempo procuram uma maneira de controlar os resíduos dos detergentes os surfactantes, como são mais conhecidos na indústria, uma vez que estão em solução para aumentar a sua capacidade de dissolver óleos em água e depois removê-los de um sistema.

Quando os surfactantes são adicionados à água formam pequenas aglomerações ou (partículas chamadas de micelas). Cientistas da ILL usaram uma técnica chamada "espalhamento de nêutrons a baixo ângulo (SANS)" para confirmar que era esta agregação dos surfactantes ricos em ferro que causavam suas propriedades magnéticas.

Continue a leitura clicando no link abaixo:

Scientists produce world's first magnetic soap

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...