Pular para o conteúdo principal

Cientistas desenvolvem o primeiro sabão magnético

ScienceDaily (23 de janeiro de 2012)


A progressão de cristal líquido de cada surfactante foi investigada pelo método de penetração do solvente (ou seja, corte de fase). Uma pequena quantidade de surfactante foi colocado em uma lâmina de microscópio sob uma lamela. A lâmina foi montada sobre a cobertura deslizante e aquecida até que a amostra foi de fluidos e completamente isotrópico. Após o resfriamento lento (1,0 ° C min-1) a 25 ° C, uma gota de água foi adicionada à borda da lamínula. Enquanto a água penetrou no surfactante, um gradiente de concentração foi estabelecida, a partir da água de um lado ao outro do surfactante puro, permitindo que toda a gama de mesofases  ser observada pelo campo de visão. (Crédito: Cortesia da imagem da Institut Laue-Langevin (ILL))

Cientistas da Universidade de Bristol desenvolveram um sabão, composto de sais de ferro dissolvidos em água, que quando colocados em solução respondem a um campo magnético.
As propriedades magnéticas do sabão foram demonstrados com nêutrons, no Institut Laue-Langevin resultar de pequenos aglomerados ricos em ferro que ficam dentro da solução aquosa.
A presença de um sabão com estas propriedades em um sabão poderia acalmar as preocupações sobre o uso de sabonetes e em derramamentos de óleo e revolucionar os produtos de limpeza industrial.

Os cientistas há muito tempo procuram uma maneira de controlar os resíduos dos detergentes os surfactantes, como são mais conhecidos na indústria, uma vez que estão em solução para aumentar a sua capacidade de dissolver óleos em água e depois removê-los de um sistema.

Quando os surfactantes são adicionados à água formam pequenas aglomerações ou (partículas chamadas de micelas). Cientistas da ILL usaram uma técnica chamada "espalhamento de nêutrons a baixo ângulo (SANS)" para confirmar que era esta agregação dos surfactantes ricos em ferro que causavam suas propriedades magnéticas.

Continue a leitura clicando no link abaixo:

Scientists produce world's first magnetic soap

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...