quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Algumas curiosidades sobre o fogo

O artigo "Efeito estufa, suas causas e medidas para amenizar  suas conseqüências", apresenta riqueza de informações históricas e científicas a respeito do fogo. 

Observe a figura abaixo e identifique um dos aspectos de sua importância histórica para a humanidade...



O homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar, se proteger. A primeira forma de energia que o homem conseguiu dominar foi o fogo.

O Homem sempre necessitou do fogo para se aquecer, cozinhar, iluminar e se proteger. Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.

O fogo, pela fascinação que exerce, pela fantasia que sua chama desperta, deu origem a muitos contos, lendas, mitos, deuses, heróis... Para muitas civilizações, ele é um deus ou uma dádiva dos deuses, ou  ainda, o produto de  um roubo. Ele é, muitas vezes, associado ao Sol. Os Incas acreditavam que o fogo lhes havia sido dado pelo filho do Sol. Para os índios Navajos, o fogo tinha sido dos Deuses por um Coiote.

Entre os romanos, eram sacerdotisas, as vestais, que guardavam em seus templos o fogo sagrado, e esse nunca deveria se apagar.

Desde a sua conquista, há mais de 500.000 anos, o fogo se tornou, nas mãos dos homens, o primeiro meio para o modificar o mundo, sendo pois, a primeira forma de energia que conseguiu dominar.


Continue a leitura do artigo clicando no link abaixo:



Química Ensinada recomenda também como complemento a visualização do vídeo localizado no link abaixo:



Abraços pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...