terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Diminuir o impacto ambiental dos processos nucleares - Avoid the Fallout :: ChemViews Magazine :: ChemistryViews

imagem em miniatura: Evite o Fallout
Imagem: © Wiley-VCH

Diminuir o impacto ambiental 

Armazenamento e contenção do "legado nuclear", os resíduos altamente radioactivos gerados nos reatores nucleares é um problema premente para a indústria de energia nuclear que devem ser resolvidos. A busca por novas maneiras de diminuir o impacto ambiental de tais eventos é, portanto, de extrema importância. Uma equipe financiada pela UE liderada por Laurence Harwood, da Universidade de Reading, Reino Unido, já desenvolveu um ligante novo que pode remover seletivamente materiais radioactivos dos resíduos aquosos radioativos. Como os cientistas relatam na European Journal of Organic Chemistry , seu ligante é baseado no atual sistema de referência ligante utilizado no processo SANEX.


Um dos principais objetivos no tratamento de resíduos nucleares é a remoção seletiva de radiotóxicos actinídeos menores (Am e Cm) do lantanídeos em um processo de extração por solvente, conhecido como o processo de extração seletiva de actinídeos (SANEX). Uma vez separados, esses elementos podem, no futuro, ser usado como combustível em reactores da Geração IV e transmutado em material não-físsil, enquanto os resíduos restantes é adequado a eliminação geológica mais segura, reduzindo o seu impacto ambiental e, finalmente, aumentar a sustentabilidade da energia nuclear.


Extração seletiva

Um grande número de compostos foi testada por sua capacidade de extrair actinídeos na presença de lantanídeos a partir de soluções produzidos durante o reprocessamento dos resíduos nucleares. Os ligantes mais promissoras são baseadas em uma bis (1,2,4-triazin-3-il) -2,2-bipiridina (BTBP) andaime. Os cientistas do Reino Unido, República Checa e Espanha no âmbito do consórcio ACSEPT propôs um novo conjunto de ligantes baseados em BTBP que contêm mais dois grupos alquila ou anéis de sete membros alifáticos para determinar os efeitos dessas modificações sobre a solubilidade e as propriedades de extração dos ligantes. Pensava-se que substituintes alifáticos iria melhorar a solubilidade dos ligantes em solventes específicos e a ausência de átomos de hidrogênios benzílicos aumentaria a resistência dos ligantes à degradação.


A equipe de pesquisadores descobriu que grupos alquila adicionais no cadafalso do ligante não aumentou sua solubilidade, mas o BTBPs substituído, no entanto, foram encontrados para ser altamente eficiente e seletivo na extração e separação de Am III da UE III nos solventes testados na presença de um modificador de fase. Embora muito tenha sido concluído a partir deste trabalho, os autores ainda reconhecem que o desafio de aumentar a solubilidade dos ligantes BTBP sem afetar negativamente cinética de sua extração continua por resolver, mas este trabalho representa uma contribuição significativa para a compreensão da complexidade deste  sistema. Os riscos continuam altos, as recompensas ainda maiores.
Avoid the Fallout :: ChemViews Magazine :: ChemistryViews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...