quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Oceanos ácidos podem prejudicar os peixes jovens


ECOS MAGAZINE   
THURSDAY, 05 JANUARY 2012.



http://www.sciencealert.com.au
A acidificação dos oceanos é causada pelas mudanças climáticas e parece ser de fato prejudicial as populações de peixes.



Estudos publicados revelam que a elevação da concentração de dióxido de carbono (CO2) pode causar a morte e danos aos órgãos de peixes muito jovens.


Os oceanos funcionam como esponjas de carbono, absorvendo CO2 da atmosfera para a água.  À medida que o CO2 se mistura com a água, forma ácido carbônico (H2CO3) tornando assim a água mais ácida.

A queda no pH remove calcita e aragonite – minerais essenciais para o carbonato do esqueleto e para a formação da casca de muitas espécies aquáticas.

Isto pode significar que os corais, algas, crustáceos e moluscos têm dificuldade em formar esqueletos.

Atualmente, os níveis atmosféricos de CO2 apresentam uma quantidade de 380 partes por milhão e são esperados um aumento para aproximadamente 800 ppm  ao longo do século,  se as emissões não apresentarem queda. 

No entanto, muitos cientistas têm sugerido que a acidificação não seria problemática para peixes marinhos, porque eles não têm exoesqueletos e os adultos possuem mecanismos que lhes permitem tolerar altas concentrações de CO2.

Para continuar  a leitura acesse o link abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...