Pular para o conteúdo principal

Química - Soluções, características e exercícios - Exercícios resolvidos.

Soluções

Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias. São exemplos de soluções:

Um pouco de sal misturado em água. Dizemos que o sal é o soluto, ou seja, a substância que está sendo dissolvida em outra. Este é um exemplo de sólido dissolvido em líquido.

Uma colher de álcool misturada em um copo d’água. Nesse caso, o álcool é o soluto e a água é o solvente. Aqui temos uma solução de um líquido em outro líquido.



Oxigênio dissolvido na água. Agora o soluto é o oxigênio a água o solvente. Trata-se de uma solução de um gás num líquido.

Se a solução apresenta pequena quantidade de soluto em relação à do solvente, dizemos que a solução é diluída. É o caso, por exemplo, de uma pequena quantidade de sal, 20 gramas, dissolvidas em 5 litros de água. Por outro lado, se a quantidade de soluto é relativamente grande, dizemos que a solução é concentrada. É o caso de 200 gramas de sal dissolvidos em 1 litro de água.

Não é possível acrescentar sal a água indefinitivamente. Se insistirmos, percebemos que a partir de certa quantidade, o sal começara a depositar no fundo (precipitar-se). Nesse caso, dizemos que a solução esta saturada. Solução saturada é aquela que não permite que se adicione mais soluto sem que este se precipite.

Podemos medir quão concentrada, é uma solução através da grandeza concentração, definida como a massa de soluto dividida pelo volume da solução.

Quando dizemos, por exemplo, que a concentração de sal em água é de 20 g/l, estará afirmado que 1 litro dessa solução irá encontrar 20 gramas de sal.

As salinas

A extração da flor de sal em Mossoró, RN. FOTO: Filipe Araújo

Um litro de água do mar contém em média cerca de 30 gramas de sal. Os rios, correndo em seu leito, dissolvem parte do sal existente na terra e nas rochas. Quando o rio desemboca no mar, o sal se deposita nele, formando uma mistura de água e sal. 

Calcula-se hoje que, se retirássemos todo o sal do mar formaríamos uma montanha de 260 km de altura e cerca de 500 km de diâmetro na base. Mas como separá-lo da água para ser consumido em  nossas mesas? O que se faz é colocar a água salgada em tanques e aguardar que ela evapore. 

Assim, o sal bruto, que depois deverá ser refinado, sobra no fundo do tanque. A produção brasileira de sal concentra-se praticamente no Rio Grande do Norte (70%) e é de 2,5 milhões de toneladas por ano.

O sal já foi uma substância rara. Na Roma antiga, chegou a ser usado como dinheiro. Parte dos vencimentos dos soldados era paga com sal, o salarium, de onde se originou a palavra salário.

Para aprofundar sua pesquisa:
Saiba mais sobre sal.

http://blogs.estadao.com.br/paladar/tag/flor-de-sal/



Centrifugação do sangue

O nosso sangue observado a olho nu forma uma mistura homogênea. 45% de seu volume são compostos de células: glóbulos vermelhos (a maioria), glóbulos brancos e plaquetas. Um fluido amarelado chamado de pasma compõe o resto do sangue, 95% do plasma é constituído de água e os restantes 5% são nutrientes, como a glicose, gordura, proteínas, aminoácidos, vitaminas e sais minerais.

A quantidade de sal presente no plasma é aproximadamente igual à do mar.


Assistam ao vídeo abaixo, a Prof° Simone Morgado colabora também com nossa aula, explicando os conceitos relacionados as Soluções.





Questões:

1) Qual a origem do sal presente nos oceanos?

Explicação simplista.
Os rios, correndo em seu leito, dissolvem parte do sal existente na terra e nas rochas. Quando o rio desemboca no mar, o sal se deposita nele, formando uma mistura de água e sal.


2) Aproximadamente quantos litros de água do mar são necessários para se obter 5 Kg de sal?

Resolvemos por regra de três simples.
Aproximadamente, pelas informações do texto existem cerca de 30 g de sal para cada litro de água do mar.
1 litro...........................30 g
X..................................5000g

30. x = 5000
X = 5000/30
X= 166,66 litros de água do mar


3) Calcule em g/l a concentração de uma solução de nitrato de potássio, sendo que em 500 ml de solução encontramos 88 g do sal.

4) Que quantidade de cloreto de sódio existe em 0,0003 m3 de uma solução cuja concentração é de 45 g/l?

5) Uma solução aquosa de álcool apresenta concentração de 200 g/l. se foram usados 40 g de álcool, qual o volume da solução em litros e cm3?

6) O que são respectivamente soluções diluídas, concentradas e saturadas?

7) Qual a massa de açúcar ingerida por uma pessoa ao beber um copo de 250 ml de limonada na qual o açúcar está presente na concentração de 80 g/l?

8) Por evaporação e purificação, um litro de água do mar fornece 27g de cloreto de sódio. Que volume de água do mar, em m3, precisa ser empregado para eu uma salina produza 1 tonelada de cloreto de sódio?

9) (USJT-SP) O oxalato de cálcio é encontrado nas folhas de espinafre, nas sementes do tomate, e é um dos constituintes das pedras formadas nos rins (cálculo renal). Uma amostra (alíquota) de 25 cm3 de uma solução aquosa de oxalato de cálcio contém 0,2625g desse sal. Qual é a concentração comum de oxalato nessa solução?

10) São dissolvidos 250g de cloreto de sódio em água suficiente para 2000 ml de solução. Qual é a concentração comum dessa solução?

11) 380g de açúcar foram adicionados a uma certa quantidade de água, obtendo-se uma solução 60g/L. Qual o volume dessa solução, em mL?   

12)  A concentração comum de uma solução é de 28g/L. Determine o volume, em mL, dessa solução, sabendo que ela contém 75g de soluto.


Questões resolvidas:

















Professor Ronaldo - AIQ 2011 – Bons Estudos!

Comentários

  1. Poderiam liberar a resolução das questões?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria do gabarito por favor, pra conferir as respostas.... Muito grata.

    ResponderExcluir
  3. gostaria das respostas,porfavor

    ResponderExcluir
  4. muito bom, me ajudou bastante, obrigado !

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Foram otìmas questões.

    ResponderExcluir
  6. ótimo conteúdo, ajudou-me bastante

    ResponderExcluir
  7. Vcs esqueceram de passar o resultado da 11 para ml

    ResponderExcluir
  8. excelente material, me ajudou muito, obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Na 11 pede em ML e oresultado esta em Litro porque??

    ResponderExcluir
  10. Olá professor. Gostaria que tivessem também os exercícios com a parte da curva de solubilidade.

    ResponderExcluir
  11. Tenho uma prova importante daqui 3 dias, estudarei pelo seu site. Obrigada!!!! :D

    ResponderExcluir
  12. Seria interessante exercícios com curva de solubilidade

    ResponderExcluir
  13. Professor na questão 3, de onde saiu aquele 0.5 ???

    ResponderExcluir
  14. Fiz tudo sozinha, errei 2 apenas mas estou muito feliz de ter acertado as outras. Professor obrigada, me ajudou muito. Aprendi bastante principalmente conversões, que era a parte que eu mais odiava, mas estou feliz de ter feito do modo certo.

    ResponderExcluir
  15. Excelente material. Tenho uma prova hj. E isso vai mr ajudar muito!!! ��

    ResponderExcluir
  16. ALGUEM PODE RESPONDER PRA MIM.
    calcule a quantidade de material, em milimols contida em 250mg de:
    a) BaSO4 ( m.m- 233,39g/mol

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...