Pular para o conteúdo principal

Como fazer água brilhante?


Marcadores de texto resultando em Água Brilhante

Para fazer água brilhante você pode usar canetas não-tóxicas de marcadores de texto.

Como fazer:
  • Corte a caneta marca texto ao meio com uma faca (cuidado, processo que oferece riscos).
  • Este procedimento visa a exposição do material que contém a tinta.
  • Normalmente, este é um tubo plástico com um material fibroso dentro.
  • Cortar o tubo e depositar o material fibroso dentro de um recipiente contendo água, deixando em repouso por algumas horas.
  • Utilizando luvas, pode-se apertar o material para retirar o máximo possível de tinta brilhante.

Para a visualização da água brilhante, basta a utilização de uma luz negra ou luz ultravioleta sobre a água.
Esta água pode ser armazenada em um recipiente lacrado, para uso posterior não perdendo suas características de brilho.



http://papodehomem.com.br
Se você quiser água brilhante para servir em bebidas e impressionar os amigos utilize, água tônica, que você pode comprar em um supermercado.
Água tônica contém uma substância química chamada quinino que lhe confere um sabor característico e torna azul brilhante quando exposta à luz negra.
Compostos fluorescentes absorvem a luz e depois a devolvem na forma de luz fluorescente.
A água tónica fica fluorescente se colocada sob luz ultravioleta por causa da presença da quinina. 
Quinina (fórmula química: C20H24N2O2) é um alcalóide de gosto amargo que tem funções antitérmicas, antimaláricas e analgésicas. É um Estereoisómero da quinidina. O sulfato de quinina é o quinino. É extraída da quina. A quinina, pó branco, inodoro e de sabor amargo, é uma substância utilizada no tratamento de malária e arritmias cardíacas. Além de ser um fármaco é utilizada como flavorizante da água tônica.

Para saber mais sobre o Quinino:

http://quimiton.blogspot.com.br/2010/01/agua-tonica-e-o-quinino.html


Podemos também potencializar esta experiência:





Um abraço pessoal!!








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...