Pular para o conteúdo principal

Questões de Termoquímica e Balanceamento. Resolvidas






2) A queima de 4,6 g de álcool libera 32,6 Kcal. Sabendo que a densidade do álcool é de 0,8 g/ml, qual é o calor liberado na queima de 1 litro de álcool?

1 litro de álcool possui massa de 800 g
Portanto:
4,6 g de álcool .................32,6 Kcal
800 g vão liberar.........................   x
4,6 . x = 800.32,6
  X = 5669,56 Kcal

3) Reescreva a equação de outras duas maneiras e evidencie o calor na medida de Kcal.



Através de uma regra de três:
1 Kcal ............4,18 KJ
   X .................491,5 KJ

Resolvendo temos:
4,18 .  X = 491,5
X = 491,5/4,18
X = 117,58 Kcal


4) Parece claro que o desenvolvimento tem gerado um gasto considerável de energia (especialmente das formas que incrementam gás carbônico na atmosfera). E tudo foi alavancado quando, na Inglaterra, entre 1760 e 1800, a máquina a vapor foi aperfeiçoada, exigindo uma demanda maior de carvão mineral (substituindo o carvão vegetal), também utilizado na fusão de minérios de ferro.
Uma das primeiras inovações metalúrgicas da época foi à fusão de minério de ferro (hematita) com carvão coque*. Isso levou à produção de ferro batido de alta qualidade, o qual começou a ser empregado na fabricação de máquinas, na construção civil e nas ferrovias, substituindo a madeira.
*Ao ser queimado junto com o minério, o carvão coque tem por finalidade produzir CO para a reação (equação abaixo) e fornecer o calor necessário para essa reação ocorrer.


Pelas informações contidas no texto, é possível concluir que a reação representada pela equação é .....endotérmica..., e que o símbolo (delta) significa ..calor (aquecimento)......... .


Comentários

  1. endotérmica? como q posso saber q ela é endotérmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pelas informações contidas no texto, é possível concluir que a reação representada pela equação é .....endotérmica"

      Como no enunciado fala "fornecer o calor necessário para essa reação ocorrer" então ela endotermica, pois necessita de calor para ocorrer, ou seja, absorve calor do ambiente, se ao contrario liberasse calor, seria exotermica!!

      Excluir
    2. Ela é endotérmica porque o sinal está positivo, quando o sinal for positivo significa que Delta é > que 0 e quando Delta é maior que 0. significa consumo, no caso de calor.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...