terça-feira, 21 de agosto de 2012

Queimando o metal magnésio

video

O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2 (anteriormente chamada IIA), sólido nas condições ambientais.

É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre, onde constitui cerca de 2% da sua massa, e o nono no Universo conhecido, no seu todo. Esta abundância do magnésio está relacionada com o fato de se formar facilmente em supernovas através da adição sequencial de três núcleos de hélio ao carbono (que é, por sua vez, feito de três núcleos de hélio). A alta solubilidade dos iões de magnésio na água assegura-lhe a posição como terceiro elemento mais abundante na água do mar.

É empregado principalmente como elemento de liga com o alumínio. Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.

O magnésio foi descoberto em 1755 pelo escocês Joseph Black.


Esta experiência pode ser utilizada com sucesso para reforçar os conteúdos relacionados com reações químicas, função óxidos e entre outros conteúdos:

Esta reação é uma reação exotérmica, caracterizada também como reação de adição ou síntese. 
Através da queima do metal magnésio, pertencente ao grupo II, obtemos a formação do óxido básico, óxido de magnésio.
Reação:
2 Mg(s) + O2(g) ---------> 2 MgO(s)

O produto obtido da queima pode ser observado no vídeo acima, com aspecto branco ficando depositado na ponta do alicate, óxido de magnésio e através dos resídios da queima, aspecto de "cinzas". 
Este resíduo pode ser coletado e reservado para posterior uso, para comprovação de suas características. Exemplo:
O resíduo pode ser misturado com água, peneirado e obtendo assim uma solução aquosa de hidróxido de magnésio Mg(OH)2, com impurezas é evidente. Mas submetendo a solução obtida ao tratamento de um indicador, fenolftaleína, podemos comprovar a formação desta base. Mudança da coloração da solução aquosa, após a adição do indicador esta solução modifica sua coloração passando para a coloração rósea ou avermelhada.

Ótima oportunidade para discutir e reforçar conceitos químicos relacionados.

Bom trabalho!!



5 comentários:

  1. Respostas
    1. bom, na teoria, isso liberaria energia em forma de luz, que antes era usada para o flash de câmera e também usada, ao ser queimada, como uma base para reações ou determinações de nível de acidez, etc, etc

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...