sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Metal Mercúrio

Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente, conhecido desde os tempos da Grécia Antiga. Também é conhecido como hidrargírio, hidrargiro, azougue e prata-viva, entre outras denominações. Seu nome homenageia o deus romano Mercúrio, que era o mensageiro dos deuses. Essa homenagem é devida à fluidez do metal. O símbolo Hg vem do latim "hydrargyrum" que significa prata líquida.

O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atômica 200,5 u. É um dos seis elementos que se apresentam líquidos à temperatura ambiente ou a temperaturas próximas. Os outros elementos são os metais césio, gálio, frâncio e rubídio e o não metal bromo. Dentre os seis, porém, apenas o mercúrio e o bromo são líquidos nas condições padrão de temperatura e pressão.
 
Não é um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto é um bom condutor de eletricidade.
 
O mercúrio é considerado um poluente de alto risco, sendo regulado pela US EPA (United States Environmental Protection Agency).
 
A preocupação a respeito da poluição do mercúrio, surge dos efeitos à saúde decorrentes da exposição por mercúrio metilado (que é extremamente tóxico) encontrado na água e alimentos aquáticos.
 
Sabe-se que mais de 25 minerais contidos no manto terrestre contém mercúrio e que a concentração média do metal na crosta terrestre é 0,5 ppm (μg.g-1). Não obstante, o principal mineral é o cinábrio (HgS) contendo 82% de mercúrio e usado pela humanidade por mais de 2300 anos. Os principais depósitos estão localizados em Almadem (Espanha), Idria (Eslovênia) e Monte Amiata (Itália) (Schroeder & Munthe 1998).



Saiba mais sobre este elemento químico:


http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc12/v12a01.pdf

http://www.facome.uqam.ca/pdf/cardoso_2002.PDF

http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/6133/6133_3.PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...