quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reação de Combustão

As reações de combustão são exemplos típicos de reações exotérmicas. Estas reações envolvem de maneira geral a queima de um combustível, ou seja, a oxidação parcial ou completa de um determinado combustível.

Este tipo de reação acontece entre uma substância combustível e um comburente (geralmente O2), liberando como produtos da reação calor, luz e outros subprodutos provenientes das combinações atômicas dos reagentes. No caso da queima em ar de hidrocarbonetos (metano, propano, gasolina, etanol, diesel, etc) são formadas centenas de compostos, por exemplo, CO2, CO, H2O, H2, CH4, NOx, SOx, fuligem, etc, sendo que alguns desses compostos são os principais causadores do efeito estufa, da chuva ácida e de danos aos ciclos biogeoquímicos do planeta.

Combustão completa e incompleta

Na reação de combustão completa, o reagente irá queimar no oxigênio, produzindo um número limitado de produtos e uma chama oxidante, azul.

Na reação de combustão incompleta devido a um fornecimento inadequado de oxigênio a reação não acontece de forma adequada dificultando desta maneira a queima total do combustível. O reagente irá queimar em oxigênio, mas poderá produzir inúmeros produtos.



Um desses produtos é a fuligem, liberação dos átomos de carbonos que não sofreram combustão durante a reação.



Abraços pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...