sábado, 18 de agosto de 2012

Questões de Termoquímica e Balanceamento. Resolvidas






2) A queima de 4,6 g de álcool libera 32,6 Kcal. Sabendo que a densidade do álcool é de 0,8 g/ml, qual é o calor liberado na queima de 1 litro de álcool?

1 litro de álcool possui massa de 800 g
Portanto:
4,6 g de álcool .................32,6 Kcal
800 g vão liberar.........................   x
4,6 . x = 800.32,6
  X = 5669,56 Kcal

3) Reescreva a equação de outras duas maneiras e evidencie o calor na medida de Kcal.



Através de uma regra de três:
1 Kcal ............4,18 KJ
   X .................491,5 KJ

Resolvendo temos:
4,18 .  X = 491,5
X = 491,5/4,18
X = 117,58 Kcal


4) Parece claro que o desenvolvimento tem gerado um gasto considerável de energia (especialmente das formas que incrementam gás carbônico na atmosfera). E tudo foi alavancado quando, na Inglaterra, entre 1760 e 1800, a máquina a vapor foi aperfeiçoada, exigindo uma demanda maior de carvão mineral (substituindo o carvão vegetal), também utilizado na fusão de minérios de ferro.
Uma das primeiras inovações metalúrgicas da época foi à fusão de minério de ferro (hematita) com carvão coque*. Isso levou à produção de ferro batido de alta qualidade, o qual começou a ser empregado na fabricação de máquinas, na construção civil e nas ferrovias, substituindo a madeira.
*Ao ser queimado junto com o minério, o carvão coque tem por finalidade produzir CO para a reação (equação abaixo) e fornecer o calor necessário para essa reação ocorrer.


Pelas informações contidas no texto, é possível concluir que a reação representada pela equação é .....endotérmica..., e que o símbolo (delta) significa ..calor (aquecimento)......... .


3 comentários:

  1. endotérmica? como q posso saber q ela é endotérmica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pelas informações contidas no texto, é possível concluir que a reação representada pela equação é .....endotérmica"

      Como no enunciado fala "fornecer o calor necessário para essa reação ocorrer" então ela endotermica, pois necessita de calor para ocorrer, ou seja, absorve calor do ambiente, se ao contrario liberasse calor, seria exotermica!!

      Excluir
    2. Ela é endotérmica porque o sinal está positivo, quando o sinal for positivo significa que Delta é > que 0 e quando Delta é maior que 0. significa consumo, no caso de calor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...