sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Você conhece o Túlio...não o jogador...o elemento químico!

http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%BAlio



Túlio é um metal fácil de trabalhar com um brilho cinza-prateado brilhante.Apesar de seu alto preço e  raridade, túlio é usado como a fonte de radiação em raios-X portáteis e dispositivos em lasers de estado  sólido.

O túlio (do grego "Thule", nome de uma ilha) é um elemento químico de símbolo Tm, número atômico 69 ( 69 prótons e 69 elétrons ) com massa atómica igual a 168,9 u. À temperatura ambiente, o túlio encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo das terras raras.

“É encontrado com outras terras raras” no mineral monazita. Devido ao preço elevado, o túlio e seus compostos não apresentam, ainda, aplicação economicamente viável.

Foi descoberto em 1879 pelo sueco Per Teodor Cleve.
O túlio foi usado para produzir lasers, porém os custos de produção elevados impediram que outros usos comerciais para o túlio fossem desenvolvidos.

Outros usos/potenciais usos:
O túlio estável ( Tm-169 ) , bombardeado em reatores nucleares , pode ser usado como fonte de radiação em dispositivos portáteis de raio-X.

O instável Tm-171 possivelmente pode ser usado como fonte de energia.
Tm-169 tem potencial uso em materiais magnéticos cerâmicos denominados ferrites , que são usados em equipamentos de microondas.

O elemento nunca foi encontrado na forma pura na natureza, mas é encontrado em pequenas quantidades em minerais com outras terras raras. É extraído principalmente da monazita (~0,007% de túlio), minério encontrado em areias de rios, por troca iônica. Técnicas mais novas de extração por troca iônica e solventes conduziram a uma separação mais fácil das terras raras, com custos muito mais baixos, para a obtenção do túlio. O metal pode ser isolado completamente por redução com o metal lantânio ou pela redução com o cálcio , em recipiente fechado. Nenhum dos compostos de túlio é comercialmente importante.


Referências:



https://www.facebook.com/Chemistry.Sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...