terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Hortênsia e o solo (Ácido ou Básico)

Imagem: Química Ensinada
Todo agricultor sabe da existência de solos com características ácidas, que fatalmente podem contribuir para uma safra de baixos resultados. 


A acidez dos solos pode ser verificada com uma análise do solo, realizada pelas empresas de assistência técnica e ou extensão rural.


Esta é uma técnica que oferece um resultado ideal e preciso tendo como comparativo uma outra técnica não rigorosa mas que oferece também muitos aspectos curiosos a respeito da acidez e ou basicidade dos solos. 

Trata-se da observação das flores da planta hortênsia (Hidrangea macrophilla) que apresentam coloração variável de suas flores em decorrência do pH do solo onde esta sendo cultivada, tendo assim uma maneira caseira de verificação do potencial hidrogeniônico do solo em questão.




Imagem: Química Ensinada
Porque isto acontece? Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores. O mistério funciona mais ou menos assim: em solos ácidos, ou seja, com pH abaixo de 6,5, surgem flores azuis; já em solos alcalinos, com pH acima de 7,5, surgem flores rosadas e até brancas.


Para saber mais acesse:



http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/a-hortencia-e-seus-misterios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...