sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Fusão nuclear e Radioatividade - Exercícios de Fixação da Aprendizagem


http://www.inovacaotecnologica.com.br
Em busca de uma alternativa para a matriz energética mundial, muitos cientistas acreditam que só a energia das estrelas pode representar um passo decisivo para a humanidade.
Às voltas com a sujeira e os riscos causados pela fissão nuclear, ainda debatendo se os biocombustíveis valem a pena ou não, o mundo se vê às voltas com uma matriz essencialmente baseada no petróleo e seus parentes próximos, o carvão e o gás natural.
Para achar uma saída desse beco, as duas únicas tecnologias com potencial disruptivo são a fotossíntese artificial e a fusão nuclear.
Os experimentos com folhas artificiais estão apenas começando. Mas o homem sonha em domar a fusão nuclear desde que Hans Bethe explicou de onde as estrelas tiravam tanta energia.
Tentativas de produzir a fusão nuclear
A primeira tentativa de produzir a fusão nuclear na Terra não é de boa lembrança: em 1º de Novembro de 1952, os Estados Unidos usaram uma bomba similar à usada em Hiroshima apenas para dar a ignição na primeira bomba de hidrogênio. Funcionou, mas a coisa se mostrou tão perigosamente descontrolada que o projeto foi deixado de lado.
O recorde mundial de fusão nuclear hoje pertence ao reator tokamak do JET (Joint European Torus), no Reino Unido. Com 15 metros de diâmetro e 12 metros de altura, ele consumiu 20 MW para produzir 16 MW - mas a fusão nuclear se sustentou por menos de 10 segundos.
Hoje, todos os esforços para bater esse recorde e gerar energia são pacíficos - ao menos os que se conhece. E os projetos de fusão nuclear não são mais exclusividade dos governos e suas universidades: já há empresas privadas trabalhando na área.
Para continuar lendo a matéria click no link abaixo:
Fusão nuclear: sonho da energia das estrelas continua brilhando:


Química Ensinada recomenda também a leitura do seguinte texto: Fusão nuclear desafia cientistas.
O texto pode ser visualizado no site abaixo:
http://atomico.no.sapo.pt/06_02.html





Atividades de Fixação da aprendizagem:

Questões:

Segundo o texto, "Fusão Nuclear desafia os cientistas", responda:


1. Quais são as principais fontes de energia utilizadas atualmente?


2. Construa uma tabela indicando as fontes de energia apresentadas no texto "Fusão nuclear desafia os Cientistas" suas vantagens e desvantagens.


3. Construa um texto, relatando quais são as alternativas apresentadas para o suprimento de energia no futuro. E faça a citação de quais são economicamente viáveis.  (Texto de no mínimo 15 linhas).


4. Se o átomo de Urânio (A=235 e Z=92) emitir, sucessivamente, 2 partículas alfa e 4 partículas beta, qual será o número atômico e o de massa do átomo resultante (filho).


5. Questão ENEM 2000.



































Um grande Abraço pessoal e caso gostaram do post, favor curtir no ícone abaixo!
Prof° Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...