quinta-feira, 27 de março de 2014

Regra de Hund

Para recordar

A regra de Hund foi publicada, em 1927, pelo físico alemão Friedrich Hermann Hund (1896-1997) conhecido por seu trabalho sobre a estrutura eletrônica de átomos e moléculas. Ele ajudou a introduzir o método de utilização de orbitais moleculares para determinar a estrutura eletrônica das moléculas e a formação de ligações químicas.
A regra de Hund resume essa constatação experimental: elétrons numa mesma subcamada tendem a permanecer desemparelhados (em orbitais separados), com spins paralelos. Portanto, haverá uma menor repulsão intereletrônica.
Essa regra, juntamente com o princípio da exclusão de Pauli, é utilizada no principio da construção (distribuição dos elétrons nos diagramas de orbitais). Dessa forma, os orbitais são preenchidos elétron a elétron (nunca adicionando dois elétrons por vez e com mesmo spin no orbital). Se mais de um orbital em uma subcamada estiver disponível, adiciona-se elétrons com spins paralelos aos diferentes orbitais daquela subcamada até completá-la, antes de emparelhar dois elétrons em um dos orbitais.
Na figura vemos como será o preenchimento dos elétrons até o gás nobre de número atômico 118, fechando com isso o 7o período da Tabela Periódica. E estamos perto disso.
Publicado em:








5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...