sexta-feira, 7 de março de 2014

Antoine César Becquerel

Antoine César Becquerel (Châtillon-Coligny, 7 de março de 1788 — Châtillon-sur-Loing, 18 de janeiro de 1878) foi um físico francês.

Descobridor da célula fotovoltaica (1839) é considerado o pai da eletroquímica.

Entrou na École Polytechnique em 1806, após estudar na Escola Central de Fontainebleau e no Lycée Henri IV, onde foi aluno de Augustin Louis Cauchy.

Em 1808, entrou para uma escola militar em Metz, da qual saiu no ano seguinte como segundo-tenente. Em seguida, e durante mais de dois anos, lutou nas campanhas na Espanha e França, sob as ordens do General Suchet. Feito capitão e Cavaleiro da Legião de Honra, foi nomeado inspetor assistente de estudos na École Polytechnique.

Durante a invasão de 1814 voltou à ativa como militar, mas sua então pouca resistência física fez com que desistisse definitivamente a carreira militar e passou a se dedicar ao verdadeiro sucesso de sua vida: o estudo da eletricidade.

Concordou com André-Marie Ampère, mas discordou da teoria eletromotiva de Volta, quando começou a se aprofundar em suas pesquisas em eletroquímica. Em termoeletricidade desenvolveu em 1829 a célula de corrente constante, precursora da famosa célula de Daniell, e aplicou seus resultados na construção de um termômetro elétrico, que empregou para a determinação da temperatura interna em animais, do solo em diferentes profundidades, e da atmosfera a diferentes altitudes.


Também pesquisou meteorologia, clima, agricultura e metalurgia. Publicou mais de quinhentos artigos e vários livros.











Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_C%C3%A9sar_Becquerel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...