terça-feira, 11 de março de 2014

Azul de Bromotimol

Indicador ácido-base importante na análise química.

A figura apresenta a estrutura e o nome oficial IUPAC do azul de bromotimol, um dos indicadores ácido-base mais comuns em laboratório. Ele é adequado para determinações de ácidos e bases fracos, preferencialmente em pH próximo de 7. Uma de suas aplicações típicas é a determinação de pH de aquários, tanques de peixes e águas de criadouros.


É também usado para observação de atividade fotossintética ou indicar respiração, pois, torna-se amarelo na presença de CO2 (óxido ácido) - ácido carbônico - oriundo da dissolução do CO2 em água.

 A faixa de viragem desse indicador é entre pH 6 e 7,6. Pela figura podemos observar que  em pH próximo a 7 a cor é verde, resultado da mistura da forma amarela (ácido não ionizado) e da forma azul (ânion).

É usado também  em laboratório como um corante biológico para microscopia em lâminas. Ele é usado na determinação de fosfatidilcolina em líquido amniótico com a predição da síndrome de angústia respiratória.


É usado em obstetrícia para a detecção de rompimento prematuro de membranas. O líquido amniótico geralmente tem um pH> 7,2 , o azul de bromotimol, portanto, torna-se azul quando em contato com vazamento de fluido a partir do âmnio. Como o pH vaginal normalmente é ácido, a cor azul indica a presença de líquido amniótico. O ensaio pode ser falso-positivo na presença de outras substâncias alcalinas, tais como sangue, sêmen ou na presença de vaginose bacteriana.



Todos os créditos para a página do facebook:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...