segunda-feira, 12 de março de 2012

UnB produz tecnologia de ponta em biocombustíveis


Universidade dá lição de como transformar biomassa em energia em estudos sobre biodiesel, carvão vegetal e resíduos agroflorestais


Francisco Brasileiro
Da Secretaria de Comunicação da UnB
Briquetes
Uma parte dos avanços tecnológicos que vão ajudar a ampliar a matriz energética do país com fontes renováveis está aqui, na Universidade de Brasília. A produção de conhecimento sobre biocombustíveis encontra na capital federal um de seus espaços mais criativos. O UnB Ciência vai apresentar durante os próximos dias algumas das pesquisas desenvolvidas sobre o assunto na universidade. "O diferencial da instituição em relação às outras  é seu foco ambientalista voltado para desenvolver energias verdes", explica Luiz Vicente Gentil, pesquisador da Faculdade de Agronomia e autor do livro de 202 Perguntas e Resposta sobre Biocombustíveis.
Segundo o professor, a UnB está entre as dez universidades mais importantes nesse setor, grupo que é liderado pela UNICAMP, pela USP e pela UFRJ. Na universidade ao menos seis grandes áreas trabalham na elaboração de tecnologias para os biocombustíveis: Agronomia, Engenharia Florestal, Química, Desenvolvimento Sustentável, Biologia Celular e Engenharia Mecânica. Pelo menos dez pesquisadores destas áreas lideram trabalhos de mestrado e doutorado na UnB. O UnB Ciência vai apresentar durante os próximos dias algumas das pesquisas mais promissoras desenvolvidas sobre o assunto na universidade.

Continue a leitura:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...