sexta-feira, 23 de março de 2012

Polímeros se autoconsertam sem deixar cicatrizes


Cientistas criaram dois novos tipos de material que voltam a se ligar autonomamente depois de serem totalmente rompidos.


E o processo de autoconserto, que funciona de forma tão simples quanto colar e descolar as duas metades de um velcro, não deixa nenhuma cicatriz no material.

As possibilidades de aplicação dessa capacidade de autoconserto são inúmeras, começando por suturas médicas, plásticos que se autoconsertam quando danificados, selantes industriais, peles artificiais para robôs e muitos etcéteras.

Hidrogel

Hidrogéis, ou hidrogeles, consistem em longas cadeias de moléculas de polímeros que formam uma geleia flexível, parecida com os tecidos moles do corpo humano.

Eles têm sido explorados, por exemplo, na fabricação de músculos artificiais que imitam as células musculares humanas e até de um sistema circulatório artificial.

Mas, até agora, ninguém havia conseguido produzir um hidrogel que conseguisse reconstruir as ligações entre as cadeias de suas moléculas depois que um corte é introduzido, o que vinha limitando suas aplicações práticas.

Continue a leitura clicando no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...