quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Por que você chora ao cortar cebolas?

Ácido nos olhos...



As células que compõem a cebola contêm compostos de enxofre e uma substância especificamente uma enzima, conhecida como alliinase. 




Alliinases é uma classe de enzimas encontradas nas plantas do género Allium, tal como o alho e as cebolas. O Alliinase é responsável por catalisar as reações químicas que produzem os produtos químicos temporários que dão a estes alimentos seus sabores, odores, e  propriedades. Alliinases faz também parte da defesa da planta quando  do encontro com os herbívoros. 

Quando a planta é danificada por um animal que deseja se alimentar desta, o alliinase é liberado para catalisar a produção dos produtos químicos pungentes. Isto tende a ter um efeito de impedimento no animal. A mesma reação ocorre quando a cebola ou o alho são cortados com uma faca na cozinha no preparo da alimentação diária.

Esta enzima é liberada quando a cebola é cortada e formas lágrima uma substância que faz você chorar. Retornando em contacto com os olhos, o líquido que banha a córnea e é responsável por proteger os olhos atentos do cérebro para a presença de um composto ácido. As lágrimas são produzidas, em seguida, para os olhos  removerem o corpo estranho. Então, considere que o melhor a fazer antes de cortar  as cebolas é colocar uma cobertura de plástico ou saco que vai parar as enzimas liberadas no ar.

http://www.prota4u.org/protav8.asp?h=M4&t=Allium,cepa&p=Allium+cepa

Entendendo melhor o assunto!

Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas secções, uma com enzimas chamadas “alliinases” e outra com sulfide (aminoácidos sulfoxide). As enzimas decompõem-se em “sulfides” e criam um ácido. Este ácido é instável e decompõe-se num gás volátil. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. 
O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em acção para diluir e lavar a irritação. É provável que tenha por hábito esfregar os olhos, mas não podia fazer pior uma vez que terá sumo de cebola nas mãos. Não obstante, são estes compostos voláteis que dão o sabor característico à cebola, e o aroma agradável quando cozinhada. 

Para saber mais click no link abaixo:


4 comentários:

  1. Ótimo e esclarecedor post!
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Olá Claudia obrigado pela participação!
    Desejo a você um Feliz Natal e um Ano Novo de muitas realizações!

    Prof° Ronaldo

    ResponderExcluir
  3. só nao tem aroma agradável.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...