Pular para o conteúdo principal

Cuidado com os produtos tóxicos

Química Ensinada Alerta!


Cuidado com a segurança dentro e fora dos laboratórios!

É do conhecimento geral que dentro de nossas residências existem produtos tão perigosos como aqueles encontrados em laboratórios de Químico. Diante deste aspecto convém esta divulgação!


Você já ouviu falar que os produtos químicos tóxicos são ruins para você, mas o que exatamente um produto químico tóxico? 
Aqui está uma explicação do que se entende por "produto químico tóxico" , bem como exemplos de substâncias químicas tóxicas comuns que você pode ter em sua casa.
Nos EUA, a Agência de Proteção Ambiental ou EPA define um produto químico tóxico como qualquer substância que pode ser prejudicial ao meio ambiente ou prejudicial à sua saúde se inalado, ingerido ou absorvido através da pele.

Símbolo de perigo, usado para as substâncias tóxicas. Bureau Europeu de Produtos Químicos.

Este é o símbolo de perigo para substâncias tóxicas.


Produtos químicos tóxicos encontrados em sua casa:

Muitos produtos caseiros contêm produtos químicos tóxicos. Exemplos comuns incluem:
Sabão em pedra
Sabão em pó
Lustra Móveis
Pesticidas (Matar pernilongos, baratas, formigas etc)
Amoníaco 
Limpador de banheiro (Produtos clorados)
Óleo de motor
Entre muitos outros.

Embora estes produtos químicos podem ser úteis e até mesmo necessários, é importante lembrar que eles devem ser usados e descartados de acordo com as instruções de segurança encontradas nas embalagens.

Substâncias tóxicas Naturais

Muitos produtos químicos tóxicos são encontrados na natureza. 
Por exemplo, as plantas produzem substâncias químicas tóxicas para se proteger de pragas. 
Animais produzem toxinas para proteção e para capturar presas. 
Em outros casos, os produtos químicos tóxicos são simplesmente um subproduto do metabolismo. 
Alguns elementos naturais e minerais são venenosas. 
Aqui estão alguns exemplos vindos de recursos naturais que são considerados produtos químicos tóxicos:
Mercúrio
Veneno de serpente
Cafeína no café, chá, cola e de cacau
Arsênico
Ricina da mamona
Petróleo, etc



Todos os créditos:
http://chemistry.about.com/od/toxicchemicals/f/What-Is-A-Toxic-Chemical.htm


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...