Pular para o conteúdo principal

Quatro maneiras de fazer fogo sem fósforos ou isqueiros usando Química


Era dessa forma que o personagem do seriado Profissão Perigo, fazia. Quem tem mais de 30, sabe quem foi Macgyver, agente secreto que resolvia de tudo e saia das situações de perigo com o seu conhecimento científico. Certamente Macgyver era químico. O vídeo abaixo demonstra quatro formas de produção de fogo sem utilização de fósforos.

Jamais faça isto em casa, Cuidado! Produtos Químicos são perigosos.






Quatro maneiras de fazer fogo sem fósforos ou isqueiros usando Química.

Atenção: Estas experiências são apenas para fins educacionais e não devem ser repetidas em casa.  Cuidado.

Primeiro, um pequeno monte de permanganato de potássio é misturada com glicerina. A reação pode ser muito lenta, por isto  adicionamos algumas gotas de água para fazer as coisas acontecerem mais rapidamente.

Segundo, uma mistura de nitrato de amônio e zinco é  misturado em uma toalha de papel. Quanto mais fino os ingredientes são mais rápido acontece à reação.  Para ativá-los algumas gotas de ácido clorídrico são adicionados. (Estamos bem conscientes que a adição de cloreto de sal ou cloreto de amônio irá produzir uma mistura de água-ativado. Mas nós especificamente optamos por não demonstrar isso por razões de segurança, como a composição específica pode inflamar-se espontaneamente durante o manuseio causando ferimentos graves).

Em terceiro lugar, um pedaço de tecido é embebido em acetona para torná-lo mais inflamável. Então uma gota de ácido sulfúrico é arrastada para uma pipeta e da pipeta é mergulhado em permanganato de potássio para pegar alguns cristais. Em seguida, o ácido sulfúrico é espremido fazendo com que ele se misture com permanganato e formando heptoxide manganês que instantaneamente estabelece chamas ao tecido.

Em quarto lugar, clorato de sódio e açúcar são completamente misturados e colocados em uma bandeja. Para ativar a mistura, ácido sulfúrico é adicionado até que ocorre a chama.

Comentários

  1. Eu só queria acender o fogo pra fazer meu miojo :'(

    ResponderExcluir
  2. Uma duvida...
    Eu vou conseguir aquecer 1 litro de água com essa reação?
    Preciso fazer um trabalho de geografia e aquecer 1 litro de água sem usar fosforo e esqueiro...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKJJJJJJJJJJJ MAN EU TB KKJJJJ

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...