Pular para o conteúdo principal

Indicadores ácidos e bases, explorando um corante natural: O repolho roxo e suas características


Indicadores ácidos e bases, explorando um corante natural: O repolho roxo e suas características.

As cores sempre desempenharam um grande fascínio nas pessoas.
Quando utilizamos das cores como recurso para a explicação de algum conceito químico, percebem-se bons resultados na utilização dessas experiências.
Na aprendizagem dos conceitos ácidos e bases as atividades experimentais têm demonstrado eficiência para o entendimento de tais conceitos.

A utilização dos corantes naturais é uma alternativa viável para o desenvolvimento dessas atividades práticas. A extração dos corantes é na maioria das vezes fácil o que viabiliza e proporciona resultados favoráveis.

Descrição da atividade experimental desenvolvida nos dias de 10 e 11 de agosto de 2011, no Colégio Estadual Cristo Rei – Ensino Normal – Cornélio Procópio – PR.

O desenvolvimento desta atividade possibilitou aos alunos uma maneira diferenciada de identificação dos ácidos e bases, suas propriedades químicas e suas relações com produtos de origem caseira e do conhecimento cotidiano desses alunos.

O vegetal escolhido para desenvolvimento da atividade foi o repolho roxo, onde, depois da extração de seu corante natural, foi realizado testes para a medição do pH de diversas substâncias, como: as encontradas em frutas, condimentos, produtos alimentícios e produtos diversos.
Imagem: Química Ensinada

O repolho roxo (Brassica oleracea) possui antocianinas, neste caso cianidina.  O termo antocianina é de origem grega (anthos, uma flor, e kyanos, azul escuro), são os mesmos pigmentos que fazem da uva e do vinho grandes protetores do coração.

O extrato do repolho apresenta um comportamento diferenciado quando exposto a determinadas substâncias, apresentando mudança na coloração da mistura que esta sendo testada, isto, se deve a presença das antocianinas.


Foram utilizados diversos materiais para a realização do experimento como: Manta aquecedora, copos de Becher, tubos de ensaio, suporte para tubos de ensaio, pisseta, funil, peneira, equipamentos de segurança como óculos e luvas.

A participação dos alunos foi intensa, seja na preparação do extrato do repolho ou nos testes das variadas substâncias ácidas ou básicas.

As substâncias testadas foram: vinagre, limão, laranja, NaOH, óxido de cálcio, bicarbonato de sódio (fermento para bolo), multiuso doméstico, álcool líquido e em gel, shampoo, alvejante entre outros.
Algumas imagens do experimento:

















Química Ensinada recomenda:

O link abaixo fornece várias questões de vestibulares e ENEM que fizeram a abordagem do tema indicadores.
www.profpc.com.br/

Para outras informações:
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=bring-science-home-cabbage-chemistry



Um abraço pessoal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...