quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Indicadores ácidos e bases, explorando um corante natural: O repolho roxo e suas características


Indicadores ácidos e bases, explorando um corante natural: O repolho roxo e suas características.

As cores sempre desempenharam um grande fascínio nas pessoas.
Quando utilizamos das cores como recurso para a explicação de algum conceito químico, percebem-se bons resultados na utilização dessas experiências.
Na aprendizagem dos conceitos ácidos e bases as atividades experimentais têm demonstrado eficiência para o entendimento de tais conceitos.

A utilização dos corantes naturais é uma alternativa viável para o desenvolvimento dessas atividades práticas. A extração dos corantes é na maioria das vezes fácil o que viabiliza e proporciona resultados favoráveis.

Descrição da atividade experimental desenvolvida nos dias de 10 e 11 de agosto de 2011, no Colégio Estadual Cristo Rei – Ensino Normal – Cornélio Procópio – PR.

O desenvolvimento desta atividade possibilitou aos alunos uma maneira diferenciada de identificação dos ácidos e bases, suas propriedades químicas e suas relações com produtos de origem caseira e do conhecimento cotidiano desses alunos.

O vegetal escolhido para desenvolvimento da atividade foi o repolho roxo, onde, depois da extração de seu corante natural, foi realizado testes para a medição do pH de diversas substâncias, como: as encontradas em frutas, condimentos, produtos alimentícios e produtos diversos.
Imagem: Química Ensinada

O repolho roxo (Brassica oleracea) possui antocianinas, neste caso cianidina.  O termo antocianina é de origem grega (anthos, uma flor, e kyanos, azul escuro), são os mesmos pigmentos que fazem da uva e do vinho grandes protetores do coração.

O extrato do repolho apresenta um comportamento diferenciado quando exposto a determinadas substâncias, apresentando mudança na coloração da mistura que esta sendo testada, isto, se deve a presença das antocianinas.


Foram utilizados diversos materiais para a realização do experimento como: Manta aquecedora, copos de Becher, tubos de ensaio, suporte para tubos de ensaio, pisseta, funil, peneira, equipamentos de segurança como óculos e luvas.

A participação dos alunos foi intensa, seja na preparação do extrato do repolho ou nos testes das variadas substâncias ácidas ou básicas.

As substâncias testadas foram: vinagre, limão, laranja, NaOH, óxido de cálcio, bicarbonato de sódio (fermento para bolo), multiuso doméstico, álcool líquido e em gel, shampoo, alvejante entre outros.
Algumas imagens do experimento:

















Química Ensinada recomenda:

O link abaixo fornece várias questões de vestibulares e ENEM que fizeram a abordagem do tema indicadores.
www.profpc.com.br/

Para outras informações:
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=bring-science-home-cabbage-chemistry



Um abraço pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...