terça-feira, 2 de agosto de 2011

Exercício Resolvido e comentado - Vestibular de inverno da UENP - Questão 28 de Biologia - Os avós realmente tinham razão! Parte II.

Olá pessoal, tudo bem.

Para os alunos que acompanham o Química Ensinada não deve ter sido surpresa a questão 28* de Biologia do vertibular de inverno da UENP. Acompanhe:

28.
Dona Ana está muito feliz, pois seu filho Pedro finalmente conseguiu ser aprovado no vestibular da UENP, uma renomada universidade pública. Para comemorar e presenteá-lo, ela pretende fazer o quitute preferido do filho, um bolo de bananas! Porém, a penca de bananas ainda está com seus frutos bastante imaturos. Para acelerar a maturação das bananas e fazer o bolo sem demora, o que deve dona Ana fazer?
a) Manter a penca de bananas na geladeira, o que estimula a liberação de auxinas que aceleram a maturação.
b) Manter a penca de bananas na geladeira, o que inibe a ação do etileno, acelerando a maturação.
c) Envolver a penca de bananas em papel jornal e deixá-la em um local aquecido, provocando a diminuição do etileno e o aumento das giberelinas, o que leva a uma maturação acelerada.
d) Manter a penca de bananas na geladeira por 24 horas e, posteriormente, deixá-la envolvida em papel jornal em local aquecido. O choque térmico provocará a liberação de citocininas, que aceleram a maturação dos frutos.
e) Envolver a penca de bananas em um saco de papel e deixá-la em um local aquecido, o que provoca um aumento da liberação e concentração de etileno, estimulando a maturação.

*Extraído de: http://www.uenp.edu.br/vestibular/   Acesso em 01/08/2011.

Em nossa publicação de 10 de abril de 2011, com o título:

Os avós tinham razão em embrulhar as frutas em jornal. E a Química explica! 

 

Foi explicado o que acontece quando frutas são embrulhadas, um antigo costume,  com o intuito do amadurecimento mais acelerado. Com a  leitura, fica claro que a resposta correta para esta questão é a alternativa E.

A Química também ajudando na resolução de uma questão de Biologia. Fiquem atentos.

Um abraço pessoal. 

Estudar sempre...desanimar jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...