A borracha dos pneus como conhecemos hoje foi descoberta acidentalmente por Charles Goodyear, em 1839.
O pneu é construído com uma mistura de borracha natural e elastômeros( polímero sintético com características semelhantes às da borracha natural), os elastômeros também são chamados de borrachas sintéticas. Ao pneu é adicionado negro de fumo, a mistura é colocada em um molde para ser submetido a vulcanização (processo químico), tratamento realizado em uma temperatura de 120 a 160ºC utilizando-se juntamente enxofre, zinco como acelerador, fios de aço entre outros.
A produção mundial de pneus gira em torno de 1 bilhão de unidades por ano.
Composição do Pneu
Diante dessa grande quantidade de pneus deve-se tomar o cuidado com o que fazer com eles após o uso. Observe o exemplo abaixo:
Pneus furados e armazenados em galpão.
O pneu é construído com uma mistura de borracha natural e elastômeros( polímero sintético com características semelhantes às da borracha natural), os elastômeros também são chamados de borrachas sintéticas. Ao pneu é adicionado negro de fumo, a mistura é colocada em um molde para ser submetido a vulcanização (processo químico), tratamento realizado em uma temperatura de 120 a 160ºC utilizando-se juntamente enxofre, zinco como acelerador, fios de aço entre outros.
A produção mundial de pneus gira em torno de 1 bilhão de unidades por ano.
Composição do Pneu
Imagem: http://www.sema.pr.gov.br/arquivos/File/cors/kit_res_8_pneus.pdf |
Diante dessa grande quantidade de pneus deve-se tomar o cuidado com o que fazer com eles após o uso. Observe o exemplo abaixo:
Pneus furados e armazenados em galpão.
Imagem: Prof° Ronaldo |
Mais informações sobre o tema consultem em: Desperdicio Zero. Material elaborado pelo Governo do Estado do Paraná
Disponível em:
Bom dia, caro professor, os pneus transmitem alguma doença?
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