quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dicas para a escolha de uma Tabela Periódica


Nem sempre as mais caras são as melhores.

Escolha de preferência a Tabela Periódica que seu Prof° de Química recomendar, ele já tem ideia de quais conteúdos irá trabalhar durante o ano letivo e consequentemente a melhor opção será a sua indicação!

Mas preste atenção em outras dicas:

Não vai demorar muito e nossa velha TP (Tabela Periódica) irá passar por mudanças significativas, mas até lá devemos tomar cuidado com nossa velha conhecida. Muitas vezes os alunos encontram dificuldades em pontos conceituais que diferem de tabela para tabela.

Um aspecto  que sempre causa dúvidas é a questão da Notação Convencional, sabemos que de acordo com as regras da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), recomenda-se que o número de massa seja colocado na parte superior, esquerda ou direita, do símbolo do elemento e o número atômico na parte inferior esquerda. 

Quando o aluno estuda este conceito da notação convencional e se depara com as informações em sua tabela de maneira diferente, acredita ele que sua tabela periódica esteja errada. Neste momento então, o professor acaba por ter que explicar que cada tabela trás as informações de acordo com a legenda que cada  uma apresenta, com todas as específicações do autor.

O aluno deve preferir tabelas que especifiquem suas informações de A e Z de acordo com a Notação Convencional, evitando assim maiores dúvidas futuras. Já foi observado em muitas avaliações escritas, casos em que alunos trocaram as informações de A por Z, com consequências desastrosas.

Na escolha de sua tabela, verifique se a mesma contém a Tabela de Íons, pois, é muito importante quando do estudo das nomenclaturas das Funções Inorgânicas.

Que a TP apresente também uma tabela de NOx (Número de Oxidação), ferramenta muito útil em vários conteúdos químicos.

Enfim, seja a Tabela Periódica que for até mesmo uma cópia do colega, dedique-se ao estudo de suas informações, elas podem decidir sua classificação em um determinado evento avaliativo. Para maiores informações consulte seu professor de Química ou Ciências de sua escola.

Um abraço do Prof° Ronaldo!



Um comentário:

  1. Dá pra deixar alguma tabela que tenha NOX, para eu imprimir? Sou vestibulando e preciso de uma tabela bem completa. As que possuo nos livros de química são muito fracas. Ah! Se elas tiverem os números dos elétrons da configuração eletrônica, melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...