sábado, 14 de maio de 2011

Exercícios de Recuperação de Conteúdo - Balanceamento de Equações Químicas - Método das Tentativas.



REAÇÕES QUÍMICAS

Olá queridos alunos, conforme os estudos em sala de aula, as explicações a seguir assumem um caráter de recuperação de estudos/conteúdo.
As reações químicas estão acontecendo a todo momento no mundo que nos cerca, como exemplo:
A pintura  das grades e portões das casas não é somente feito pela questão estética mas também para prevenir o enferrujamento das mesmas, que caracteriza um exemplo de reação química bastante comum.
A ferrugem ou oxidação metálica provoca muitos prejuízos, anualmente são necessários ,muitos gastos para a correção dos danos causados por este tipo de reação química. Exemplo de ferrugem metálica.

Imagem: www.famastiltaurus.com.br/blog/2011/02/se-livrando-da-ferrugem/

Quando o assunto é reação química deve-se compreender que uma reação química por ser representada através de uma equação química, que nada mais é do que uma representação esquematizada através de símbolos e códigos pertencentes a Química tendo a finalidade de representar o processo envolvido na transformação.

A equação química é dividida em duas partes, uma parte realacionada a presença dos reagentes que efetivamente iniciam o processo formando como substâncias finais os chamados produtos da reação.


Exemplo:


Sempre quando você for analisar uma equação química inicialmente preste atenção se ela está corretamente balanceada. O que é uma equação química balanceada?
No exemplo citado acima, temos nos reagentes 2 átomos de H e 2 átomos de oxigênio já nos produtos é observado a presença de 2 átomos de H mas somente um átomo de oxigênio. É neste elemento que reside o desbalanceamento da equação. Sempre deve existir as mesmas quantidades estequiométricas nos reagentes em relação aos produtos. Quando isto é observado deve-se fazer o acerto dos coeficientes estequiométricos, que são números colocados na frente da molécula ou composto iônico em questão, devendo assim este multiplicar todos os átomos que compõe a substância a ser balanceada. Vamos observar o exemplo abaixo:



Observe que agora com a introdução dos coeficientes tanto no elemento H como no O conseguimos o balanceamento adequado da equação. Tendo a seguinte quantidade de átomos nos reagente:
4 átomos de H nos reagentes
2 átomos de O nos reagentes
4 átomos de H nos produtos
2 átomos de O nos produtos
Lembre-se, os coeficientes devem multiplicar os elementos e não somá-los.

Para melhor entendimento sobre o tema Balanceamento de Equações Químicas, recomendo o vídeo abaixo:
Bons Estudos!!



Exercícios para fixação da aprendizagem.
Faça o Balanceamento pelo Método das Tentativas nos exercícios abaixo:


Quer praticar o balanceamento em seu computador faça o download do Simulador para praticar o Balanceamento de Equações Químicas, acesse:



Leia a matéria e saiba como fazer o download.





Um abraço do Prof° Ronaldo!!!




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...