sábado, 16 de junho de 2012

O Pasquímico: Polêmica dos saquinhos plásticos (parte 2): Poliet...


Após a primeira postagem sobre como se faz saquinhos plásticos, agora vamos falar sobre comos e obtém o polietileno normal e o polietileno verde.


O polietileno é o plástico com a estrutura mais simples que se conhece. Vários, vários mesmo, grupos CH2, ligados um no outro, como na figura abaixo.

Reação de polimerização do polietileno.
Apesar de sua aparente simplicidade, o polietileno pode apresentar algumas peculiaridades que acaba gerando uma diversidade de tipos de polietileno. Existe o polietileno de alta densidade (para garrafas e outras coisas de paredes mais grossas), o de baixa densidade (para os saquinhos plásticos), o de baixa densidade linear (para as embalagens termoretráteis, como as que embalam carnes maturadas, peças de queijo e os conjuntos de latinhas de cerveja), o de ultra-alta massa molar (para próteses de ossos!!!), fora outros tipos menos comuns. As diferenças podem ser no número e no tamanho das ramificações ocasionais que aparecem na cadeia ou até no tamanho da própria cadeia. Vamos nos concentrar no polietileno de baixa densidade, que é o dos saquinhos plásticos, nosso tema.

Continue a leitura clicando no link abaixo:


O Pasquímico: Polêmica dos saquinhos plásticos (parte 2): Poliet...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...