Pular para o conteúdo principal

Protocolo de Kyoto


O que é, objetivos, ações, diminuição do aquecimento global, gases poluentes

Protocolo de kyoto
Objetivo é diminuir a emissão de gases poluentes e o aquecimento global

Introdução

O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão).

Objetivos e Informações

No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012 (primeira fase do acordo). Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.

A emissão destes poluentes deve ocorrer em vários setores econômicos e ambientais. Os países devem colaborar entre si para atingirem as metas. O protocolo sugere ações comuns como, por exemplo:

- aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);

- proteção de florestas e outras áreas verdes;

- otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional;

- diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.

- definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes).

Expectativas

Os especialistas em clima e meio ambiente, esperam que o sucesso do Protocolo de Kyoto possa diminuir a temperatura global entre 1,5 e 5,8º C até o final do século XXI. Desta forma, o ser humano poderá evitar as catástrofes climáticas de alta intensidade que estão previstas para o futuro.

Todos os créditos para:
Dicas de Língua Portuguesa, no link:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Exercícios de Química: Balanceamento de Equações Químicas, Soluções, Concetração Comum e em Quantidade de Matéria.

  Lista de exercícios de Química Geral Conteúdos abordados : * Soluções *Concentração Comum *Concentração em quantidade de matéria (molaridade) *Balanceamento de Equações Químicas utilizando o métodos das tentativas: Avaliação de Recuperação Substitutiva Semestral - 2011 4) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio (NaI) que encerra 45g do sal em 400 ml de solução? 5) (PUC-MG) Quando 39,2g de H 2 SO 4 são dissolvidos em 200ml de água, obtém-se  uma solução de volume igual a 220 cm 3 . Qual a molaridade dessa solução? 6) Coloque Verdadeiro ou Falso: (  ) A maionese é uma solução. (  ) A gelatina é uma dispersão coloidal. (  ) Uma das propriedades mais importantes da água, no estado líquido, é a sua capacidade de dissolver substancias. (  ) O gel é um tipo de solução homogênea. (  ) Nuvens, nevoeiros e sprays são exemplos de solução coloidal. (  ) Na solução exis...