quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Hidrocarboneto Metano e sua passagem pelo ENEM 2011.

O hidrocarboneto metano foi abordado em questões do ENEM, chamando atenção para este gás. Química Ensinada comenta uma dessas questões:




Imagem: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/03_BRANCO_GAB.pdf

Química Ensinada publicou em 07 de abril de 2011, um post que tratava do assunto abordado no ENEM 2011. Confira no link abaixo:

http://quimicaensinada.blogspot.com/2011/04/blog-do-tophe-o-metano-do-pum-das-vacas.html

O gás metano tem fórmula molecular CH4, é um hidrocarboneto alcano e durante o processo de digestão dos ruminantes, bactérias metanogênicas produzem o referido gás. O metano contribui significativamente para o aquecimento global. O metano é um dos responsáveis pela retenção das radiações infravermelhas, causadoras do efeito estufa.

O metano possui a propriedade de reter o calor do sol  25 vezes mais do que o CO2 (gás carbônico).

Observe formas de representar o hidrocarboneto METANO:





Química Ensinada recomenda também os links abaixo: 



http://eco4u.wordpress.com/2009/08/04/diminuicao-dos-gelos-polares-revelou-um-novo-perigo-para-o-aumento-do-efeito-de-estufa-o-metano/

Outra questão sobre o metano:

Esta questão aborda um assunto muito discutido neste ano, os acidentes motivados por explosões internas, tendo como combustível gerador o CH4.
A resposta correta para esta questão do ENEM é a opção B. 
A produção de CH4 em aterros sanitários, lixões é um acontecimento comum. O metano é formado pela degradação de matéria orgânica, decomposição anaeróbica, ou seja, na falta de O2, processo realizado por bactérias chamadas de metanobactérias.




Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...