terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Propano + Butano = GLP

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) o popular gás de cozinha, é formado pelas moléculas Propano e Butano, dois Hidrocarbonetos muito importantes. É comercializado em botijões onde a mistura de hidrocarbonetos está líquida devido a pressão no interior do recipiente, torna-se gasoso à pressão atmosférica e temperatura ambiente na hora da utilização.
A mistura gasosa do GLP é inodora, sendo adicionado um composto contendo enxofre para apresentar o cheiro característico que sentimos quando acendemos o gás, esta iniciativa também serve como medida de segurança, pois, o cheiro indica vazamento, nesse caso atenção!



GLP – (Gás de Cozinha)
PROCEDIMENTOS E CUIDADOS
1. Verifique no lacre, no rótulo e no corpo do Botijão, se o nome da Companhia Distribuidora de Gás é o mesmo;
2. Ao receber seu Botijão, passe um produto espumante para detectar prováveis vazamentos. Nunca use fósforos, isqueiros ou material combustível para tal verificação.
3. Guarde o Botijão em local bem ventilado.
4. Evite colocar o Botijão em locais sujos e úmidos.
5. Não deixe o Botijão Reserva junto ao que estiver em uso.
6. Havendo vazamento o Botijão não deverá ser utilizado.
7. Todo recipiente que apresentar  corrosão, deve ser rejeitado.
8. As argolas (aros) inferiores devem oferecer total proteção à calota dos recipientes.
9. As argolas (aros) superiores devem oferecer proteção às válvulas e aos dispositivos de segurança e permitir ainda condições de manuseio seguro.

COMO SUBSTITUIR O BOTIJÃO DE GÁS
1. Apague qualquer fogo existente e ventile o local.
2. Feche o registro geral do regulador do botijão.
3. Retire o lacre utilizando-se da Aba como ferramenta, ou seja, introduzindo-a no centro do lacre e girando para a esquerda. (sentido anti-horário).
4. Introduza o cone borboletado regulador bem reto e para baixo, e gire para a direita (sentido horário) exclusivamente com as mãos.
5. Passe um produto espumante junto à rosca do regulador, se houver borbulhamento é sinal de vazamento. Então, retire o cone borboletado girando-o para a esquerda, coloque-o em local ventilado e chame a assistência técnica (da marca que consta de seu Botijão).

Cuidado, siga as orientações do fabricante, utilize mangueiras certificadas pelo INMETRO e dentro do prazo de validade as mesmas regras devem ser observadas para o registro ou válvula do botijão.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo, disponível em:
http://sampa3.prodam.sp.gov.br/sehab/contru/index.htm   Acesso em: 23/01/2010.


Molécula do Propano


Molécula do Butano



Fórmula molecular Butano



Definição:
São compostos orgânicos formados exclusivamente de C e H.

Os compostos propano e butano são hidrocarbonetos classificados como Alcanos.
Alcanos são hidrocarbonetos de cadeia aberta, saturada, de fórmula geral:

O alcano mais simples é o metano de Fómula molecular igual a CH4, também conhecido como gás dos pântanos, o metano apresenta em sua molécula 1 átomo de Carbono e 4 átomos de Hidrogênio. O metano é o principal constituinte do gás natural. O gás natural está sendo utilizado nas industrias, na geração de energia e também como combustível para automóveis, o chamado gás natural veicular, GNV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...