Pular para o conteúdo principal

Homenagem ao aniversário de Friedrich August Kekulé (07 de setembro de 1829).

Piada de Químico:

O que diz o átomo de carbono quando vai preso?
- Tenho direito a 4 ligações!

Para que a piada não seja só para químicos. Explicação!

Química Básica.
Todo átomo é formado por duas regiões. O núcleo e a eletrosfera.

No núcleo encontramos as particulas prótons e nêutrons.
Na eletrosfera encontramos os elétrons.

O estudo da Química Orgânica  basea-se nas ideias de Archibald Scott Couper (1831 - 1892) e Friedrich August Kekulé (1829 - 1896) sobre o comportamento químico do carbono. 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/
Friedrich August Kekulé Von Stradonitz nasceu em 7 de setembro de 1829 em Darmstadt, Alemanha. Família descendente de uma linha Tcheca, nobre família da Boêmia. Quando jovem seus hobbies eram caminhadas botânicas, recolhendo e desenhando borboletas. Iniciou seus estudos no ginásio de Darmstadt, sempre um bom aluno com aptidão para línguas, isso resultou na capacidade de falar francês, italiano e inglês, bem como se alemão nativo. Tinha interesse por ginásticas, danças e malabarismo, além do talento em mímicas! Tinha talento para desenho, assim tinha a intenção se tornar um arquiteto. No entanto mal ele sabia o que o destino tinha lhe preparado...

Essas ideias ficaram conhecidas como os Postulados de Cooper-Kekule, três são fundamentais:





1° Postulado: O átomo de carbono é tetravalente.
Considerado o pilar dos estudos da Química Orgânica. Mostra que o átomo de carbono pode estabelecer 4 pares eletrônicos, ou seja, quatro ligações covalentes. A explicação da piada!!

Veja:
Configuração eletrônica do carbono.

C (Z = 6)  -  Camada K=2 elétrons
                    Camada L=4 elétrons

Os quatro elétrons da última camada, podem ser compartilhados com outros átomos, de acordo com a teoria do octeto, estabilizando assim os átomos envolvidos na ligação covalente.



2° Postulado: As quatro unidade de valência do carbono são iguais entre si.
3° Postulado: Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando estruturas denominadas cadeias carbônicas.

Química Ensinada recomenda:
Alunos investiguem mais sobre a biografia de Friedrich August Kekulé Von Stradonit.
Qual o motivo em direcionar os seus trabalhos para a formulação de uma outra teoria, a que explicaria a configuração do aromático benzeno, C6H6, por intermédio de um sonho!


Um abraço!
Prof° Ronaldo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença entre benzil e fenil.

Na química orgânica, o fenil é um radical derivado de um anel aromático, o benzeno. Possui a fórmula -C6H5 É altamente estável e um de seus compostos mais simples se dá quando associado à uma hidroxila, formando o fenol. O fenil difere do benzil, outro radical derivado de anel aromático, apenas por um radical metileno. Radical Fenil: Na química orgânica, benzil , benzila ou benzilo é o termo dado a um substituinte ou íon derivado de um composto aromático, o tolueno. Possui a fórmula C6H5CH2, e pode ser obtido removendo um átomo de hidrogênio inicialmente ligado ao carbono não-aromático (do grupo metila) do tolueno.. O benzil é comumente confundido com o fenil, porém difere deste pois está ligado ainda a um metileno (CH2). Não deve, também, ser confundido com o benzoílo. Analogamente, não deve ser confundido com o toluil, que são os três radicais obtidos pela remoção da hidroxila dos isômeros do ácido toluico. Um abraço pessoal!

Multiplique seu dinheiro - Faça sabão sem soda

Propan-1,2,3-triol ou Glicerol

Glicerol ou propan-1, 2,3-triol - é um composto orgânico pertencente à função álcool. É líquido à temperatura ambiente ( 25 °C ), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. Sinônimos: glicerina (produto comercial, com pureza acima de 95%), trihidroxipropano, glicilálcool, gliceril. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal (na natureza em vegetais como, soja, pinhão manso, dendê, coco, algodão, palma, babaçu, girassol, etc), em sua forma combinada, ou seja, ligado a ácidos graxos tais como o ácido esteárico, oléico, palmítico e láurico para formar a molécula de triacilglicerol. O glicerol foi descoberto por Scheele em 1779 que o extraiu de uma mistura aquecida de litargírio 1 e azeite de oliva. Atualmente, o glicerol possui ampla aplicação industrial, com destaque na fabricação de resinas sintéticas, gomas de éster, remédios, cosméticos, pastas de dentes. Conforme, D’Aurea 2 : A glicerina vem sendo obtida a p...